FNE - Federação Nacional dos Engenheiros

FNE / Jornal / Edição 103 – Dez/10

Eventos

XIII Conferência Anpei
3 Jun - 5 Jun

Reunião Anual da SBPC
21 Jul - 26 Jul

POF2013
11 Set - 13 Set


Enquete



Sustentabilidade é essencial

Nesta edição, Engenheiro coloca em pauta a difícil equação de se assegurar crescimento econômico com preservação ambiental. O assunto, abordado sob diferentes aspectos, foi o mote do IV EcoSP (Encontro de Meio Ambiente de São Paulo), realizado entre 17 e 19 de novembro. Promovido pela FNE e pelo Seesp, contou com a participação de inúmeros especialistas.

No campo dos investimentos, o Senge-MS promoveu seminário sobre a trajetória da ferrovia no Brasil e os investimentos que voltaram a ser feitos no período recente. Considerado mais eficiente, seguro e econômico, o modal sobre trilhos enfrentou longo período de estagnação. Com a retomada, a área passa a ser também boa opção aos profissionais.

Ainda sem definição se abrigará a abertura da Copa de 2014, a cidade de São Paulo prepara-se para o campeonato, que exigirá soluções sobretudo para a mobilidade.

Em entrevista, o consultor sindical João Guilherme Vargas Netto fala sobre como será a relação entre o movimento sindical e o futuro Governo Dilma Rousseff. Na sua avaliação, o trato deverá ser mais formal, mas não haverá ameaças aos direitos dos trabalhadores.
Um software que ajuda a reduzir o desperdício de energia desde a geração, calculado em 18% no Brasil, é o tema de C&T.
E mais o que acontece nos estados.

Boa leitura.

Envie a um amigo