Fundada em 25 de fevereiro de 1964, a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) tem sede em Brasília e, hoje, é composta por 18 sindicatos estaduais, aos quais estão ligados cerca de 500 mil profissionais. A entidade luta pelos direitos e legítimos interesses da categoria em todo o Brasil.

Defende ainda um modelo de desenvolvimento nacional sustentável, com distribuição de renda e democracia. Bandeira fundamental da entidade, o tema está presente no projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”. Com o objetivo de fortalecer essa pauta, a FNE lançou, em 2016, o movimento “Engenharia Unida”, que propõe a formação de uma ampla coalizão dos profissionais da área tecnológica.

Filiada à CNTU (Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados), une-se ainda a outras categorias na luta pelos direitos dos profissionais e por melhores condições de vida e trabalho.