Junho / 2017
Edição 181

Ao leitor

Riscos e desafios

Nesta edição, Engenheiro traz em matéria de capa o debate que continua sobre a exigência de contratação de produtos fabricados no Brasil pelas empresas que participarem dos próximos leilões para exploração de petróleo e gás. Reduzido por decisão do governo em fevereiro último, o chamado conteúdo local é essencial para assegurar a participação da engenharia e da indústria nacionais da cadeia produtiva do setor.

Ainda na pauta, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 38/2017, que propõe a reforma trabalhista e, entre outros pontos, determina a prevalência do negociado sobre o legislado, minando as garantias legais da mão de obra.

O VIII Encontro Ambiental de São Paulo (EcoSP), realizado em 27 e 28 de abril último, abordou, entre outros temas, a tragédia de Mariana, ocorrida em 2015. Até hoje, as consequências do desastre causado pela Samarco são sentidas pela população da região.

Em entrevista, o economista Luiz Carlos Bresser-Pereira fala sobre as propostas do novo-desenvolvimentismo paraque o Brasil saia da crise e volte a crescer. Segundo ele, são necessários, prioritariamente, taxa de câmbio competitiva, superávit em conta corrente e juros baixos.

As inúmeras e incríveis possibilidades do grafeno estão em C & T. Dono da maior reserva mundial de grafita, mineral do qual se extrai a nanopelícula, o Brasil inaugurou seu primeiro laboratório voltado à pesquisa do material em 2016. E mais as atividades e inciativas nos sindicatos em todo o Brasil.

Boa leitura.

Leia esta edição