Abril / 2017

Edições Anteriores

Ao leitor

Unidade e luta!

Nesta edição, Engenheiro traz um panorama dos desafios colocados à categoria e aos trabalhadores em geral. Em matéria de capa, as consequências da crise econômica sobre osetor da construção. Somente entre janeiro de 2015 e igual período deste ano,perderam-se 811 mil postos de trabalho nessa área e R$ 63 bilhões de investimentos.

No campo das garantias sociais, enfrentam-se também graves ameaças. Já aprovado pelo Congresso, o Projeto de Lei 4.302/1998, que libera a terceirização irrestrita, trará piora significativa das condições de trabalho, como aponta em entrevista Germano Siqueira, presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).

Ainda tramitando na Câmara dos Deputados está a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, que altera as regras para acesso à aposentadoria, restringindo gravemente esse direito. Em 15 de março, 1 milhão de pessoas, inclusive os engenheiros, foram às ruas protestar contra a medida. Para 28 de abril, já está marcada paralisação nacional com o mesmo objetivo.

Na pauta ainda o importante debate sobre a inclusão feminina nas áreas de ciência e tecnologia e os esforços que têm sido feitos nesse sentido. Em C&T, parceria com a França que permitiu a construção de um satélite geoestacionário para o Brasil que terá importante papel nos sistemas de defesa e comunicação.

E mais as iniciativas, atividades e lutas dos sindicatos em todo o Brasil.

Boa leitura.