Imprimir

Nesta primeira edição de 2016, Engenheiro coloca em pauta questões essenciais aos engenheiros e trabalhadores em geral, ao Brasil e ao mundo. Em matéria de capa, o relato do 3º Encontro Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU), realizado em dezembro último. Encerrando as atividades do ano, a entidade promoveu uma jornada de discussões sobre os rumos do País e o papel das categorias que representa na superação dos diversos desafios existentes.

Também dentro da agenda voltada ao enfrentamento das dificuldades nacionais, o lançamento do manifesto “Compromisso pelo desenvolvimento”, que teve adesão de várias entidades, entre elas a FNE, e foi entregue à presidente Dilma Rousseff.  O documento converge com o projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento” em diversos aspectos, como o incentivo à produção e ao investimento na infraestrutura nacional. A lógica da mobilização é que é preciso pensar no interesse maior do Brasil.

Dentro do debate em torno do desenvolvimento, foi realizado evento em Mato Grosso, no dia 27 de novembro, sobre o potencial econômico do estado e as dificuldades a serem superadas.

Com olhos ainda mais postos no futuro, o geógrafo Lucas Carvalho Pereira fala em entrevista sobre os resultados da COP 21 e o “Acordo de Paris” para reduzir o aquecimento global.

Em C&T, o reconhecimento ao cientista brasileiro FuadGattaz Sobrinho, premiado pela Society for Design andProcess Science (SDPS).

E mais as atividades e iniciativas dos sindicatos em todo o Brasil.

Boa leitura.