No contexto atual da sociedade do conhecimento, em que as pessoas anseiam pela ampliação, aperfeiçoamento e universalização dos serviços públicos, a eficiência do Estado é uma exigência cada vez mais crescente na aplicação dos recursos destinados a essa finalidade.

A oferta eficiente de serviços públicos é um dos aspectos mais importantes das políticas de desenvolvimento econômico e social no mundo contemporâneo. A prestação desses serviços com qualidade é requisito essencial para a efetiva produtividade de um sistema econômico, assim como para a melhoria do bem-estar social da população como um todo. E uma engenharia estruturada, consolidada e atuante é a base para a inovação e o desenvolvimento tecnológico, instrumento imprescindível para a competitividade de uma nação.

Por outro lado, é notória a necessidade de um corpo técnico permanente da área da engenharia e da agronomia, nos quadros de servidores públicos nas esferas federal, estadual e municipal, como forma de garantir o amplo domínio do acervo técnico existente, bem como o planejamento, execução e manutenção das obras públicas de engenharia.

Nesse sentido, a FNE e os seus sindicatos filiados desenvolvem ações permanentes de mobilização dos profissionais da engenharia e da sociedade organizada para o debate e apresentam proposições para a melhoria da qualidade do planejamento, execução e manutenção das obras e serviços, assim como a otimização dos investimentos públicos visando o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população.

Também, a FNE lidera o movimento nacional da Engenharia Unida, que propõe a ação coesa dos profissionais e de suas entidades representativas, de forma a superar a crise econômica no Brasil e encontrar o caminho da retomada do seu desenvolvimento.

Essa iniciativa visa dotar o Estado de uma infraestrutura necessária para implementação das políticas públicas, notadamente, as de produção e distribuição de alimentos e produtos, mobilidade urbana, saneamento ambiental e habitação, de modo a garantir o desenvolvimento sustentável.

Contribuir para a conscientização da população e dos gestores públicos sobre a necessidade de implantação de políticas de Estado, com base no conhecimento técnico e científico, para a solução dos problemas que afligem a sociedade é a expectativa desse movimento.

Berilo Macedo – Presidente do Senge-MA