Imprimir

RS

Em pauta, desafios do desenvolvimento sustentável

No dia 8 de dezembro último, ocorreu o Seminário “Desafios do desenvolvimento sustentável” com o apoio da FNE, em Porto Alegre, marcando o Dia do Engenheiro – 11 do mesmo mês – e a comemoração dos 75 anos do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul (Senge-RS). O presidente da entidade, Alexandre Wollmann, saudou os presentes e falou da satisfação de realizar um evento oferecendo à sociedade espaço para discussão e análise de cenários, de forma técnica e comprometida com o desenvolvimento socioeconômico do estado e do Brasil. Para ele, o tripé do desenvolvimento econômico, social e ambiental não caminhou de forma integrada ou  sequer equilibrada: “É mais do que hora de darmos uma guinada, de resgatarmos valores, recuperarmos danos e adotarmos posturas preventivas e de respeito à natureza e à sociedade. A engenharia e os engenheiros têm um papel decisivo nessa caminhada.” Durante o dia, especialistas, profissionais do mercado, professores e representantes de entidades discutiram o impacto das ações humanas e organizacionais nas últimas décadas, assim como alternativas e posturas sustentáveis à sociedade e empreendedores. O conteúdo apresentado no evento está disponível no link https://goo.gl/CxADbo.

PI

Florentino é reeleito à gestão 2017-2020

Antonio Florentino Filho foi reeleito para o sexto mandato na presidência do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Piauí (Senge-PI), no dia 16 de dezembro último. Na sua avaliação, as sucessivas reeleições são um reflexo do trabalho desenvolvido no comando da entidade. No dia 16 de janeiro, será empossada a nova diretoria com mandato até 15 de janeiro de 2020. Segundo Florentino, essa nova gestão será de muitos desafios e lutas. Ele acredita que a crise que atinge o Brasil motivará políticos a criarem projetos que tiram direitos dos trabalhadores e pode, ainda, travar a valorização salarial da categoria. “O sindicato está sempre vigilante a qualquer medida que tente violar direitos dos engenheiros no Piauí. Realizamos frequentemente eventos de qualificação profissional e, sobretudo, o Senge participa de discussões e projetos de melhorias salariais. Os próximos anos serão de dificuldades, por isso necessitamos do maior número de engenheiros filiados para fortalecer nossas manifestações”, afirmou.

MA

Entidade moderniza-se e faz recadastramento

Visando aperfeiçoar o desenvolvimento das atividades operacionais, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Maranhão (Senge-MA) está implantando um sistema de gestão para cadastro de associados, administração financeira, emissão de guias de contribuição sindical e de carteira de associado. A iniciativa faz parte do Plano de Ação 2015-2018 da atual gestão e será instrumento à tomada de decisão pela diretoria no cumprimento de sua missão. Para garantir a eficiência dessa ferramenta, a entidade está recadastrando seus filiados. Esses devem atualizar seus dados pelo telefone (98) 3232-1208, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou em “fale conosco” no site www.sengema.com.br. “O Senge Maranhão está trazendo essa inovação para aprimorar a prestação de serviços e a oferta dos benefícios aos seus associados”, ressaltou o presidente do sindicato, Berilo Macedo.

MS

Fórum de Integração Trabalhista

Ocorreu em Campo Grande, nos dias 22 a 25 de novembro, o 1º Fórum de Integração Trabalhista de Mato Grosso do Sul realizado pela Superintendência Regional do Trabalho (SRT-MS), em parceria com o Sindicato dos Engenheiros de Mato Grosso do Sul (Senge-MS) e outras entidades. Na ocasião, foram apresentadas políticas públicas e iniciativas dos setores produtivos para melhoria da saúde dos trabalhadores e das empresas, favorecendo a integração e avanços na condução das relações de trabalho. O diretor do Senge Edir Soares ressaltou a importância da iniciativa: “Antigamente, só recebíamos a notificação. Hoje, já estamos recebendo as palestras, orientações e espaço para discussões. É essencial essa interação entre os profissionais de Segurança do Trabalho e o Ministério do Trabalho.” O titular da SRT-MS, Vladimir Struck, destacou a relevância da participação da categoria no evento que debateu  temas nas áreas da indústria, comércio, transporte e rural. Ao final, foi elaborada carta com propostas de ações e efetivação da integração.

PA

Agrônomo recebe título de Engenheiro Destaque 2016

Em comemoração ao Dia do Engenheiro – 11 de dezembro –, o Núcleo Jovem do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Pará (Senge–PA) homenageou o agrônomo Mérisson Rezende de Morais, escolhido “Engenheiro Destaque 2016”. Ele recebeu o título no dia 13, em cerimônia na sede da entidade. Em 2012, Rezende passou a desenvolver um trabalho social que incentiva estudantes das ciências agrárias e afins. Foi quando criou o projeto Central de Práticas Agrícolas Voluntárias (CPA), que executa atividades voltadas ao cultivo, manejo, tratos e manutenção de hortaliças frutíferas e lavouras diversas de forma orgânica. Com o apoio de profissionais e instituições parceiras, o homenageado também ministra palestras aos estudantes como forma de ampliar sua formação. O objetivo desse empenho, conforme ele, é “fortalecer os novos profissionais das ciências agrárias para que promovam um trabalho que atenda às necessidades de um mundo sedento de produção de alimentos seguros e qualidade de vida, sendo massacrado pela fome e carente da valorização humana”.