sociais

logos

Cresce Brasil

Ceará, Mato Grosso do Sul, Goiás, Amapá, Rio Grande do Sul

 

CE

Entidade comemora 75 anos de história

Vários momentos marcaram a comemoração dos 75 anos do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Ceará (Senge-CE), completados em 30 de março último. No dia 28 do mesmo mês, a Assembleia Legislativa do Ceará foi palco de solenidade sobre a valorização profissional e agraciou o Senge com placa comemorativa de reconhecimento por serviços prestados ao estado. Em seu discurso, a presidente da entidade, Maria Helena de Araújo, dividiu a homenagem com os profissionais da engenharia cearense e destacou a conjuntura do País e a importância do movimento “Engenharia Unida” para o desenvolvimento e a saída da crise. No dia 29, o Programa Tecnologia no Dia a Dia contou com a presença do presidente da FNE, Murilo Pinheiro, e de Marcellie Dessimoni, coordenadora do Núcleo Jovem Engenheiro da federação. Entre os temas abordados, a Frente Parlamentar Mista da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional, que tem o apoio da FNE, e as propostas de mudanças na legislação trabalhista e previdenciária consideradas danosas ao conjunto dos trabalhadores. Encerrando o ciclo de celebrações, no dia 30, foi reinaugurada a sede do Senge, que passou por ampla reforma e revitalização. O evento contou com mais de 400 convidados, entre profissionais, autoridades e lideranças da engenharia, entre as quais o presidente da FNE, dirigentes da entidade e de seus sindicatos filiados.

MS

Relançado Jornal Informativo impresso

Mais um meio de comunicação para os engenheiros do estado, criado pelo Sindicato dos Engenheiros de Mato Grosso do Sul (Senge-MS). É o Jornal Informativo, cuja publicação foi retomada em abril de 2017. O veículo passa agora a ser editado mensalmente com tiragem de 10 mil exemplares. Futuramente deve ganhar versão eletrônica, ampliando o acesso da categoria às informações de seu interesse.

GO

Assinado acordo com a Celg Distribuição e Enel

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás (Senge-GO) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (Stiueg) assinaram Acordo Coletivo de Trabalho 2016--2017 com a Celg Distribuição e a Enel Brasil em 20 de março último. Na ocasião, foram mantidos os termos do acórdão do processo do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região. O reajuste foi de 5% sobre o salário de abril de 2016, retroativo a 1º de maio do ano passado, e de 4% sobre o de maio do mesmo ano, retroativo a 1º de agosto. Ficou definida em 9,2% a correção sobre o valor dos auxílios alimentação e refeição, a partir de março de 2017. O mesmo índice incidirá sobre os auxílios creche, pré-escolar e educação, a partir de janeiro de 2018. Nova pauta de reivindicações já foi enviada à Enel para negociação do acordo 2017-2018.

AP

Aseamap coordenará o Núcleo Senge Jovem

Os engenheiros Paulo Roberto Uchôa Dias Júnior e José Ribamar Bruno dos Santos Júnior, respectivamente presidente e diretor da Associação dos Engenheiros Ambientais do Estado do Amapá (Aseamap), participaram da reunião da diretoria do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Amapá (Senge-AP), no dia 6 de abril último. O encontro teve por objetivo indicar o atual presidente da associação para coordenar o Núcleo Jovem Engenheiro e difundir informações sobre a função e importância do sindicato e do Sistema Confea/Creas junto aos acadêmicos e recém-formados. “A indicação de Uchôa para coordenação do Senge Jovem foi devido a sua participação junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amapá (Crea-AP). Em tão pouco tempo de formado, percebemos o quanto ele tem se dedicado a colaborar com as causas da engenharia. Já participou de congressos em níveis estadual e nacional, foi inspetor e hoje é conselheiro. Isso despertou nosso olhar para seu potencial”, afirmou Elias Correia dos Santos, presidente interino do Senge.

RS

Inovação, tecnologia e soberania em debate

Os 75 anos de fundação do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul (Senge-RS) serão celebrados no dia 22 de junho, com a realização do seminário “Inovação, tecnologia e soberania”, no Teatro do Prédio 40 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A iniciativa é uma parceria entre o Senge, a FNE e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RS). Para Nanci Giugno, diretora de Apoio e Qualificação Profissional do sindicato e coordenadora do seminário, o intuito das entidades promotoras ultrapassa o âmbito da engenharia ao dialogar com a sociedade e os atores de todos segmentos. Na sua visão, o sucesso de público nos eventos anteriores promovidos pelo Senge demonstra o compromisso histórico da categoria para com os “equacionamentos de que o Brasil tanto necessita”. Ela ressalta, ainda, que o crescente interesse e participação de estudantes e jovens profissionais reflete a renovação de quadros da qual a engenharia e o movimento sindical não podem abrir mão. Em breve a programação completa e o link para inscrições gratuitas estarão disponíveis no portal http://www.sengers.org.br.

 

logoMobile