Retomar o crescimento econômico, valorizar a engenharia e seus profissionais garantindo o protagonismo que devem ter nos destinos da nossa nação. Com essa agenda em mente, entre outubro e dezembro de 2017, percorri o País de Norte a Sul, levando propostas para a gestão do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

A retomada dos trabalhos no Congresso Nacional no dia 5 de fevereiro, após o recesso parlamentar, destina dura batalha ao movimento sindical: impedir aprovação da reforma da Previdência em primeiro turno na Câmara dos Deputados ainda neste mês e, com isso, mais um ataque aos direitos de seus representados.

O quadro econômico adverso que o País enfrenta, aliado aos impactos da reforma trabalhista (Lei 13.467/2017), tem entre suas vítimas pesquisas, estudos e informações fundamentais para subsidiar políticas públicas e boas negociações ao movimento sindical.

Ao anunciarem no final do ano a existência de negociações, a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e a Boeing foram bastante sucintas com relação aos termos dessas conversações.

Ceará, Piaui, Rio Grande do Sul e Maranhão

Empossado em 29 de janeiro, o engenheiro Vahan Agopyan é o novo reitor da Universidade de São Paulo (USP). Professor titular em Materiais e Componentes de Construção Civil e ex-diretor da Escola Politécnica (Poli-USP), foi ainda presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).

O primeiro submarino nuclear brasileiro, que deveria ficar pronto em 2029 – após diversos atrasos desde o seu início em 1979 –, pode ter a sua estreia mais uma vez postergada, agora com previsão para 2033.