Imprimir

Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Piauí, Maranhão, Ceará

RS

Futuro da segurança contra incêndios

Em 2018 completaram-se cinco anos desde a tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria (RS). Nesse período, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul (Senge-RS) intensificou sua mobilização junto aos poderes Executivo e Legislativo e foi convidado a compor o Conselho Estadual de Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndio. A entidade apresentou contribuições à nova lei sancionada no Rio Grande do Sul sobre o assunto e denunciou os riscos de determinados dispositivos que flexibilizam a chamada “Lei Kiss”. No próximo dia 17 de abril, o sindicato promoverá mais uma contribuição técnica ao tema, por meio do evento “Painéis da engenharia – O futuro da segurança contra incêndio”, que reunirá em Santa Maria especialistas e acadêmicos da área. A programação, ainda em construção, estará disponível no portal www.senge.org.br. Contará com palestras que abordarão a legislação de segurança contra incêndios, com enfoque nas mudanças ocorridas nos últimos cinco anos e no que ainda é preciso avançar; ensino, pesquisa e novas tecnologias no setor; certificação de projetos, pessoas, equipamentos, produtos e materiais. Na ocasião, será divulgada a Carta de Santa Maria, que representa o compromisso do Senge e entidades apoiadoras com metas a serem desenvolvidas, visando o aperfeiçoamento da legislação pertinente ao combate e prevenção de incêndios.

DF

Ações em curso na entidade

O Sindicato dos Engenheiros no Distrito Federal (Senge-DF), por meio de sua assessoria jurídica, ingressou com ação e pedido de mandado de segurança contra a Novacap. A iniciativa foi motivada pelo Edital 01/2017 de concurso público que oferece salário abaixo do piso da categoria dos engenheiros determinado pela Lei 4.950-A/1966.

Para manter sua atuação em defesa dos profissionais, o Senge realizou, em dia 18 de dezembro de 2017, assembleia geral extraordinária para deliberar sobre a autorização da cobrança da Contribuição Sindical de todos os engenheiros, associados ou não. A proposta foi aprovada pela maioria.

PI

Piauí terá Academia de Engenharia

Engenheiros estão organizando o lançamento da Academia Piauiense de Engenharia. A expectativa é que a instituição seja composta de 20 acadêmicos fundadores. Já foram definidos os patronos das cadeiras, que serão engenheiros falecidos que prestaram serviços relevantes ao estado e também os integrantes, com grandes trabalhos prestados à engenharia piauiense que tenham mais de 30 anos de profissão. O responsável pela coordenação da criação da academia é o engenheiro civil José Mendes. O presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Piauí (Senge-PI), Antonio Florentino de Souza Filho, será um dos membros e detentor da cadeira 14, que terá como patrono Carlos Roberto Jales de Carvalho. “É uma honra fazer parte desse grupo seleto de profissionais que tanto se dedicaram e continuam se dedicando ao crescimento da engenharia no Piauí”, afirmou Florentino.

MA

Associados elegem seus representantes no Crea

No dia 24 de janeiro último foram eleitos os conselheiros regionais representantes do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Maranhão (Senge-MA) junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia local (Crea-MA), nas modalidades civil, mecânica e metalurgia e agronomia. São eles, na modalidade de engenharia civil, Nagib Abrahão Duailibe Neto e Davi Santos Ribeiro; Ranyelle Ricardo Santos e Ademir Silva Andrade Cunha; e Eurenice Amélia Reis Rabelo (titulares e suplentes). Na de mecânica e metalurgia, Nelson José Bello Cavalcanti e Jean Robert Pereira Rodrigues (titular e suplente). Na de agronomia, Valentino Guedelha Campos e Elpídio Alves Simões Netto. Os novos conselheiros foram empossados em 7 de fevereiro último, quando também ocorreram eleição e posse da nova diretoria e composição das Câmaras Especializadas e das Comissões do Crea-MA.

CE

CVT será inaugurado na festa de 76 anos do Senge

Está prevista para dia 23 de março a inauguração do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), já instalado na sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE). Na ocasião, serão festejados os 76 anos da entidade. Aprovado em 2013 no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará, o projeto é fruto de emenda parlamentar do deputado federal Ariosto Holanda (PDT-CE). Trata-se de um centro piloto de tecnologia voltado à capacitação e inovação, visando promover o desenvolvimento profissional por meio de atividades de educação especializada de base tecnológica, resultando em inovação articulada à pesquisa aplicada. Disponibilizará salas multiuso para capacitação, videoconferência e laboratório de informática, com ambientes automatizados equipados com lousas digitais. Atenderá não só os profissionais da área tecnológica, incluindo engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas, arquitetos, tecnólogos, como também estudantes e a população em geral. Segundo a vice-presidente do Senge, Thereza Neumann Santos de Freitas, “muitas parcerias ocorrerão com os governos estadual e municipal através de seus órgãos de desenvolvimento, ciência, tecnologia e inovação e com universidades, entidades e empresas. Teremos um espaço integrador de profissionais e mercado”, garante.