Imprimir

Nesta edição, Engenheiro coloca em pauta desafios do campo político, econômico e tecnológicoque demandam participação e mobilização de toda a sociedade, especialmente dos engenheiros. Esse cenário é descrito pelo diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antonio Augusto de Queiroz, o Toninho, em entrevista. Segundo ele, as graves ameaças de retrocessos sociais exigem maior empenho e ação qualificada do movimento sindical.

Ainda na linha da resistência ao desmonte, a discussão sobre a Petrobras, a indústria do setor
no Brasil e a engenharia. Em seminário realizado emSão Paulo, em 19 de junho, especialistas e dirigentes apontaram a urgência em se buscar formas de preservar a principal empresa nacional e de se valorizar as reservas estratégicas das quais o País dispõe.

Em C&T, técnicos do setor de transportes apontam alternativas para reduzir as emissões de poluentes por ônibus nas cidades brasileiras. Veículos elétricos destacam-se como solução mais vantajosa.

Em matéria de capa, a iniciativa essencial da FNE e de seus sindicatos filiados voltada ao futuro: a aproximação com a juventude por meio da criação de núcleos que propiciam a participação de estudantes de engenharia e profissionais recém-formados.

E mais as iniciativas dos sindicatos em todo o País.

Boa leitura.