Engenheiro traz nesta edição um alerta sobre as medidas equivocadas que vêm sendo tomadas no setor de gás e petróleo, cujas consequências serão graves prejuízos ao País.

Entre essas, estão o fim da obrigatoriedade de participação da Petrobras na exploração dos recursos existentes na camada do pré-sal e anistia de impostos às empresas estrangeiras. O fim do modelo de partilha no pré-sal pode agravar a situação.

Outro desafio é a valorização da engenharia nacional, o que requer a retomada da atividade do setor no País para garantir desenvolvimento e emprego aos profissionais da área tecnológica.

Batalha também a ser enfrentada é a ação sindical em tempos de crise política e econômica e de vigência da legislação que retirou uma série de direitos trabalhistas. Em entrevista, o diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lúcio, recomenda unidade e aprimoramento da atuação.

Na pauta ainda o Building Information Modeling (BIM), processo que pode conferir eficiência a obras e projetos, além de contribuir para evitar desvios em contratos de obras públicas.

Em C&T, as perspectivas de internet rápida com o 5G, que deve chegar ao País em 2020. A tecnologia também pode garantir acesso à internet nas regiões mais remotas das cidades brasileiras.

E mais as iniciativas e atividades dos sindicatos por todo o País.

Boa leitura!