Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

CE
Palestra marca início de campanha de valorização profissional
O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE) recebeu, em 17 de maio último, a visita do deputado federal Ariosto Holanda (PDT-CE), que também é engenheiro civil e professor universitário. Ele ministrou palestra baseada no livro “Desafios do Século XXI – Desenvolvimento humano e energia”, de sua autoria, destacando que se vive hoje a era “da revolução tecnológica e da inovação”. Com isso, advertiu, “novos conhecimentos surgirão em uma velocidade assustadora, e os mais pobres correm o risco de sofrer a mais perversa das exclusões, a do saber para o trabalho”. O evento foi o marco inicial da campanha de valorização da engenharia e dos seus profissionais desenvolvida pelo Senge para unir os setores público e privado na promoção da retomada do crescimento. Com longa trajetória ligada à defesa da educação e do trabalho, Ariosto foi responsável pela implementação, por meio de emenda parlamentar, do Centro Vocacional Tecnológico instalado na sede do Senge. Durante sua palestra, ele destacou a importância da iniciativa que visa “capacitar alunos e engenheiros para um novo trabalho que exige conhecimento”, com a proposta de promover a inclusão social e o aperfeiçoamento profissional e técnico.

SC
2º Concasan debate as cidades do amanhã
Como serão as cidades do amanhã? O 2º Congresso Catarinense de Saneamento (Concasan) tem como proposta principal encontrar respostas para essa pergunta. O evento ocorre de 6 a 8 de junho, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis (SC). Acontece paralelamente feira apresentando os principais avanços e tecnologias do setor. Confira os temas e os palestrantes: “Sistema de recarga de águas subterrâneas”, com Sandy Scott-Roberts, mestre em Engenharia Ambiental e Civil pela Universidade Politécnica da Califórnia, em San Luis Obispo; “Intrusão salina em aquíferos costeiros”, com Nilson Guiguer, engenheiro civil e geólogo, com mestrado em Engenharia Sanitária e doutorado em Geociências; “Water wise cities: princípios para cidades conscientes na gestão da água”, com Sofia Cordeiro, assessora sênior do vereador para o Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia da Câmara Municipal de Lisboa. Inscrições podem ser feitas pelo link http://concasan.com.br/#inscreva-se.

RS
Chamamento à criação do Núcleo Jovem Engenheiro
Com o objetivo de aproximar a nova geração de engenheiros da experiência sindical e levar novas ideias, ações e posicionamentos para sua atuação, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul (Senge-RS) anunciou um chamamento de voluntários para formação da Comissão de Desenvolvimento do Núcleo Jovem Engenheiro. O objetivo, segundo os diretores Diego Oliz e João Leal Vivian, é envolver os jovens profissionais na elaboração de um estudo para criação do núcleo. A comissão será formada por sócios do Senge na categoria estudante, que estejam cursando a partir do terceiro semestre, e por aqueles com até três anos de formação. Os participantes selecionados atuarão de forma voluntária, representando cada um dos núcleos regionais do sindicato (Central, Fronteira Oeste, Sul, Serra, Litoral, Noroeste, Planalto, Alto Uruguai e Metropolitana). As candidaturas poderão ser feitas até dia 8 de junho, através do formulário de inscrição disponível no site www.senge.org.br.

SP
Desafios da engenharia na agricultura e pecuária
No dia 9 de junho, às 9h, o Núcleo Jovem Engenheiro do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp) rea­lizará na sede da entidade (Rua Genebra, 25, 2º andar, Bela Vista, São Paulo) debate sobre “Os desafios da engenharia nos setores da agricultura e pecuária”. O tema será tratado pelo presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo, Ângelo Petto. Profissional renomado com grande experiência na área, é engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP). Ocupa também os cargos de conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SP), vice-presidente da Associação Mundial de Engenheiros Agrônomos e Associação Pan-americana de Engenheiros Agrônomos. As inscrições podem ser feitas até 7 de junho pelo link https://goo.gl/forms/A3Jvt7azwkrVIl9x2.
Ainda na ocasião, a área de Oportunidades na Engenharia do Seesp orientará os acadêmicos e recém-formados sobre os desafios do mercado de trabalho e como se destacar em meio à concorrência. Na mesma data, também serão abertas as inscrições para visita técnica à fábrica da Toyota, atividade que terá vagas limitadas.