Imprimir

001 XIConseLogoOficialA Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) realiza o seu XI Congresso Nacional (Conse) nos dias 22, 23 e 24 de setembro. O evento elegerá a diretoria da entidade para a gestão 2022-2025 e debaterá os rumos para o próximo período. Na pauta, a defesa dos direitos da categoria, a luta por sua valorização profissional e a batalha por avanços socioeconômicos, à luz do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”.  

TransmissaoFNE

  

Programação📆

22 de setembro

9h às 11h | Sessão de abertura
Participe: https://youtu.be/kkVo3k6gReg

14h às 16h | Custeio e representatividade das entidades sindicais
Participe: https://youtu.be/Xxdqrdj48d4

Luiz Carlos Motta – Deputado federal pelo PL/SP 
Ricardo Patah – Presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT)
Antonio Neto – Presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB)
Miguel Torres – Presidente da Força Sindical

23 de setembro

10h às 12h | Água e energia para o desenvolvimento e a soberania
Participe: https://youtu.be/-fQxSkp2CvQ

Fernando Coelho Filho – Deputado federal pelo DEM/PE e ex-ministro de Minas e Energia
Vicente Andreu Guillo — Ex-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA)
Marcus Vinícius Fernandes Neves – Presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa)
Roberto D’Araújo – Diretor do Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Elétrico (Ilumina)

14h às 16h | 5G e tecnologias exponenciais: riscos e oportunidades no Brasil
Participe: https://youtu.be/hX0CTuJufSo

Marcelo Knorich Zuffo – Professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP)
e coordenador do grupo Meios Eletrônicos Interativos (MEI) do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da instituição


24 de setembro

(exclusivo para congressistas, sem transmissão pelo Youtube)

9h | Plenária final 

12h30 | Anúncio do resultado da eleição para a diretoria na gestão 2022-2025
      Clique aqui e saiba como será a votação remota

 

FNE logo reserva

 


 Saiba mais sobre os palestrantes

 

Custeio e representatividade das entidades sindicais 

 

FOTO MOTTA

 

 

Luiz Carlos Motta é deputado federal pelo PL/SP, integrante da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados e relator da parte da Reforma Tributária que trata da Contribuição de Bens e Serviços (CBS). É presidente da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários), tendo sido o primeiro representante da categoria a vencer uma disputa para o legislativo federal. Está à frente também da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) e é presidente licenciado da UGT-SP.

 

 

   

 

FOTO Patah

 

Ricardo Patah é presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo. É graduado em Direito pela Universidade São Judas Tadeu e em Administração pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Delegado brasileiro na Conferência Internacional do Trabalho da OIT em 1999, Patah foi representante dos trabalhadores no Conselho Curador do FGTS em 2001 e membro do Conselho da Previdência Social em 2005. Integrou o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, entre 2007 e 2019.

 

  

AntonioNeto

Antonio Neto é administrador de empresa, analista de sistemas e líder sindical. Presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros e do Sindpd, já comandou a Federação Sindical Mundial (FSM). Atualmente é presidente do PDT São Paulo, foi candidato ao Senado em 2018 e a vice-prefeitura em 2020, em chapa com o ex-governador Márcio França.

 

 

 

 

MiguelTorres

 

Miguel Eduardo Torres é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, da central Força Sindical e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM). Faz faz parte ainda da diretoria da IndustriAll-Brasil e é um dos integrantes do movimento Brasil Metalúrgico. Foi um dos coordenadores das “Marchas a Brasília”, cujo principal êxito foi a política de valorização do salário mínimo, e da 2ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), realizada em 2010 no Pacaembu, São Paulo.

 

 

 

 

Água e energia para o desenvolvimento e a soberania

 

vicente andreu guilo aguas do brasil

Vicente Andreu é estatístico graduado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA) de 2010 a janeiro de 2018. Exerceu, entre outros, os cargos de diretor da CPFL, presidente da Sanasa-Campinas, secretário Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente de Campinas, diretor-presidente da Usina Termoelétrica Nova Piratininga e secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente.

 

 

Marcus Vinicius 17

 

Marcus Vinicius Fernandes Neves é engenheiro civil e bacharel em Direito, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi vice-presidente Nordeste da Associação das Empresas de Saneamento Básico (Aesbe) entre  2016 e 2019 e atuou como membro do Conselho Estadual das Cidades do Rio Grande do Norte e Conselho da Cidade de Campina Grande. Atualmente é diretor-presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).

 

Foto RPDA



Roberto Pereira d’ Araujo é diretor do Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Elétrico (Ilumina), consultor em Energia Elétrica e professor do curso MBP especializado em Petróleo do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).

 

 

FernandoCoelho

 

Fernando Coelho Filho é deputado federal (DEM/PE), no exercício de seu quarto mandato. Nas eleições de 2006, 2010 e 2014, foi o mais votado do Sertão pernambucano. Formando em Administração, esteve à frente do Ministério de Minas e Energia entre 2016 e 2018. 

 

 

 

  

 

5G e tecnologias exponenciais: riscos e oportunidades no Brasil

Marcelo Knörich Zuffo        

Marcelo Knorich Zuffo é professor da Escola Politécnica da
Universidade de São Paulo (Poli/USP) e coordenador do grupo
Meios Eletrônicos Interativos (MEI) 
do Laboratório de Sistemas
Integráveis (LSI) da instituição
.