sociais

logos

Cresce Brasil

Destaques

A complexidade do mundo atual (mundo conectado em rede) munda seguidamente com velocidade espantosa como consequência do evoluir das Revoluções Industriais e das Ondas de Inovação uma vez que a Inovação, invariavelmente, é promotora de alterações sociais profundas,... • Leia mais...

Notícias

Sem assumir sua responsabilidade nas falhas ocorridas ao longo de vários dias, distribuidora não se compromete em melhorar seu... • Leia mais...
Durante a 22ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que terminou sexta-feira, 22 de março, mais de 500 estudantes de todo o... • Leia mais...

Projetos

O projeto "Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento", em sua edição "Hora de Avançar", faz o alerta para a urgência em vencer a precariedade social no País e oferecer condições dignas de vida à população. Para isso, será preciso muita engenharia, ciência,... • Leia mais...

Ceará, Goiás, Rio Grande do Sul, Pará e Santa Catarina

CE

Eleição para diretoria do Senge em fevereiro

Está marcada a eleição para escolha da diretoria que estará à frente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE) no período 2019-2022. O pleito acontece nos dias 26 e 27 de fevereiro, das 8h às 17h, na sede da entidade, na Rua Alegre, 1, Praia Iracema, em Fortaleza. Disputam a direção do sindicato a Chapa 1, encabeçada pela atual diretora de Administração e Finanças, engenheira civil Teodora Ximenes da Silveira, e a Chapa 2, que tem à frente a engenheira civil Maria Zita Timbó Araújo. Poderão votar associados em dia com a anuidade de 2018, que poderá ser quitada até 19 de fevereiro. A diretoria eleita tomará posse em 31 de março.

Escolhidos conselheiros para Câmaras Civil e Elétrica

Ocorreram as eleições para conselheiros representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Ceará (Crea-CE) em 7 de janeiro último, contando com os votos de 228 profissionais. Foram quatro vagas para titulares e suplentes na Engenharia Civil, ocupadas por Mario Borges Mamede Neto e Bruno Alencar Filho; Lawton Parente de Oliveira e Francisco Leopoldo Albuquerque; Luis Carlos Thé Franco e José Sérgio Fontenele de Azevedo; e Antônio de Pádua Castro Rodrigues Júnior e Maria de Lourdes Fiuza Porto Carneiro da Cunha. Na Engenharia Elétrica os escolhidos foram Alexandre Rocha Filgueiras e José Neudete de Vasconcelos; e Marcelo de Paiva Esmeraldo e Agostinho Martins de Araújo. Todos foram reconduzidos ao segundo mandato.

GO

Profissionais votam no dia 22 de fevereiro

Os associados ao Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás (Senge-GO) elegerão a diretoria para o triênio 2019--2022 no dia 22 de fevereiro, das 9h às 19h, na sede da entidade, à Avenida Portugal, 482, setor Oeste, em Goiânia. Podem votar aqueles em dia com as obrigações junto ao Senge. A chapa 1 concorre com o slogan “Resistir - reinventar - reformular”, liderada pelo atual presidente, Gerson Tertuliano. Mais informações pelo telefone (62) 3251-8181.

RS

Senge propõe fortalecer universidade estadual

Um movimento que visa potencializar a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), com utilização das estruturas das fundações extintas no Governo José Ivo Sartori, começou a tomar forma no estado. Lançada pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul (Senge-RS), a ideia é que a proposta, em elaboração, receba atenção do governador eleito, Eduardo Leite. Para o diretor do Senge, João Leal Vivian, é hora de “potencializar a Uergs para atender demandas e políticas públicas nos eixos da energia, agricultura, meio ambiente, infraestrutura, tecnologia e inovação”. Dados levantados pela entidade indicam que a ida da universidade à área da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), conforme proposto, geraria economia da ordem de R$ 3 milhões. Outra sugestão é a incorporação e otimização de verbas de custeios existentes nos orçamentos das antigas instituições, assim como dos profissionais desses orgãos.

PA

Em defesa do Ministério do Trabalho

Foi realizada em Belém, no dia 11 de janeiro último, manifestação contrária ao fim do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com a participação do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Pará (Senge-PA). A iniciativa foi organizada por entidades representativas dos trabalhadores, com sede na capital paraense. Na ocasião, as lideranças presentes denunciaram o risco de retirada de direitos com o fim da Pasta. “Agora, a atividade social mais importante do País não tem um Ministério. O que mais nos espanta é que todo o processo foi encaminhado com tranquilidade pelo Governo Federal, sem testemunharmos formas expressivas de resistência que tal medida merecia por parte da sociedade”, destacou Eugênia Von Paumgartten, presidente do Senge.

SC

Obra da Ponte Hercílio Luz é tema de reunião

No dia 18 de janeiro último, o Sindicato dos Engenheiros no Estado de Santa Catarina (Senge-SC), juntamente com as demais entidades do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes), participou de reunião na Associação Catarinense de Engenheiros (ACE) com o governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, e a Comissão de Acompanhamento das Obras da restauração da Ponte Hercílio Luz. O Senge foi representado pelo presidente José Carlos Ferreira Rauen e os diretores Carlos Bastos Abraham, José Antônio Latrônico Filho e Lucas Barros Arruda, que alertaram para a importância e grande responsabilidade do atual governo, tendo em vista a urgência na realização dos serviços de recuperação da estrutura metálica provisória da Ponte Hercílio Luz. Conforme os engenheiros, a continuidade dos trabalhos depende dessa etapa, devido ao risco do peso da ponte sobre a estrutura. O governador garantiu que avançará nesse processo. O diretor do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), Michel Mittmann, apresentou estudos com alternativa para os acessos das duas cabeceiras da ponte. Conforme o prefeito, será necessária ajuda financeira externa para que o município possa realizar essa tarefa sob sua responsabilidade.

 

logoMobile