Imprimir

Engenheiro traz em matéria de capa nesta edição o relato de tragédia que causou mortes e destruição de proporções avassaladoras. Cerca de três anos após o rompimento da barragem da Samarco em Mariana, o mesmo grupo econômico, a Vale S.A, protagoniza acidente do mesmo tipo, com consequências piores. Ainda sem conclusões quanto às causas do acidente, já se sabe que tudo poderia ter sido evitado caso houvesse auditoria rigorosa e a boa engenharia tivesse sido utilizada.

Também nesta edição duas questões que podem se tornar desastres de cunho social. Uma é o fim do Ministério do Trabalho, já consolidado, com a distribuição das tarefas da pasta eliminada por quatro outras. A segunda, apenas em debate, diz respeito à extinção da Justiça do Trabalho, órgão que tem função de mediar e julgar contendas jurídicas entre patrões e empregados.

Em entrevista, o engenheiro e figura lendária no movimento do software livre Jon “Maddog” Hall fala sobre sua trajetória em defesa do uso do código aberto e de seus projetos em andamento no Brasil.

Em C&T, os laboratórios de inovação que buscam soluções e aprimoramentos em áreas como varejo, saúde e gestão pública.

Ainda na pauta, as iniciativas e atividades dos sindicatos em todo o Brasil.

Boa leitura.