O movimento Engenharia Unida é uma ampla coalizão que reúne os engenheiros e demais profissionais da área tecnológica, por meio dos sindicatos, associações representativas, conselhos profissionais, universidades, empresas e entidades patronais.

A proposta é que essa aliança possa oferecer saídas às dificuldades enfrentadas pelo País na atualidade e contribuir com o permanente avanço no futuro. A bandeira principal desse movimento é a retomada do desenvolvimento socioeconômico, contando com a imprescindível valorização da engenharia e dos seus profissionais.

Essa iniciativa da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) foi traduzida na "Carta de Campo Grande", documento aprovado no encerramento do IX Congresso Nacional dos Engenheiros, em 7 de outubro de 2015. E integra a proposta de trabalho da gestão 2016-2019, iniciada em 16 de março de 2016. O movimento foi lançado durante a posse da diretoria da FNE para a gestão 2016-2019, em 28 de março de 2016, em São Paulo. A disposição de luta coletiva foi confirmada durante plenária com lideranças de todo o País, realizada no dia seguinte, na sede do Seesp.

Durante o encontro "Engenharia Unida - Mobilização pela retomada do crescimento e valorização dos profissionais", realizado na cidade de Barra Bonita/SP, nos dias 24, 25 e 26 de novembro de 2016, foram afirmados os objetivos do movimento, sintetizados na Carta de Barra Bonita.

Confira também:

Cobertura do encontro Engenharia Unida em Barra Bonita

Manifesto – Engenharia Unida em defesa dos profissionais e do desenvolvimento do País

Conheça o movimento Engenharia Unida - Apresentação

Assista aos depoimentos de autoridades e lideranças de todo o Brasil

Dupla jornada da Engenharia Unida, artigo de Murilo Pinheiro