sociais

logos

Cresce Brasil

A Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que definirá a nova agenda para o desenvolvimento sustentável e combate à pobreza no mundo, começa amanhã (25), em Nova York, com participação de um número recorde de líderes mundiais.

Na cúpula, que será encerrada domingo (27), estarão presentes cerca de 150 chefes de Estado e de governo, representando três quartos de todos os membros das Nações Unidas.

A cúpula adotará os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para nações ricas e em desenvolvimento, todos com a meta comum de terminar com a pobreza extrema.

“Ninguém será deixado para trás. É universal. Não haverá mais diálogos em que se pergunta o que o Norte está fazendo pelo Sul”, disse Amina Mohamed, assessora especial do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para o tema.

Os novos objetivos, 17 no total, vão desde o combate à pobreza, acesso à água potável, acesso à educação,até a energia acessível a todos.

Entre os objetivos estão 169 metas, cujo resultado será medido com cerca de 300 indicadores que a ONU elaborou para determinar como as nações cumprirão essas metas.

Ban Ki-moon informou que “é um roteiro para acabar com a pobreza mundial e construir uma vida com dignidade para todos, sem deixar ninguém para trás.”

A nova agenda, que estará em vigor até 2030, é de cumprimento voluntário.

Não estarão presentes somente líderes mundiais, mas também representantes de organizações não governamentais e empresas privadas, que apresentarão suas posições sobre o tema.

O papa Francisco discursará antes do começo formal da cúpula. A presidente Dilma Rousseff anunciará domingo (27), durante discurso na Cúpula, as metas nacionais de redução da emissão de gases de efeito estufa que serão levadas à 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima (COP21), que ocorrerá em dezembro, em Paris.

 

Fonte: noticia-cupula_sobre_desenvolvimento_sustentavel__comeca_nesta_sexta_brasil_fala_no_domingo-153820_24092015

Autor: Agência Brasil e Agência Lusa

Adicionar comentário


logoMobile