O ministro da C&T apresentou nesta quarta-feira (3) o Plano de Ações para C&T para o quadriênio 2007-2010 ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na reunião do Conselho Nacional de C&T (CCT), no Palácio do Planalto

Desde o primeiro semestre o Plano foi pauta de várias reuniões no Ministério da C&T (MCT) e discutido por quatro grupos de trabalho com os temas:

Expansão e Consolidação do Sistema Nacional de C&T e Inovação; Promoção da Inovação Tecnológica nas Empresas; Pesquisa e Desenvolvimento em Ações Estratégicas; e Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social.

A formatação preliminar do documento foi apresentada e debatida com diversas entidades representativas do segmento científico e tecnológico, como a SBPC e a Academia Brasileira de Ciência (ABC).

Alem das colaborações de outros ministérios e órgãos do governo, também participaram dos encontros e apresentaram sugestões, entidades representativas de classes, da sociedade civil, instituições acadêmicas e de pesquisas, entre elas a Federação Nacional dos Engenheiros.

No início dos trabalhos, o presidente da FNE, Murilo Celso de Campos Pinheiros, e os consultores Carlos Monte e Cabral Pinto apresentaram ao Ministro várias propostas da entidade para o setor C&T. Entre elas, foi enfatizada a necessidade de ações governamentais em tecnologias consideradas integradoras, como microeletrônica, biocombustível, nuclear e aeroespacial. Outro ponto importante, que ganhou adesão imediata de Rezende, foi a necessidade de aumentar o número de engenheiros que possam operar os sistemas empresarial e de inovação no País. “Para nós está claro que sem esse contingente não poderemos fazer o Brasil crescer”, afirmou.

Pontos chave do Plano

O objetivo do Plano de Ações é promover um incremento substancial do desenvolvimento da C&T no país até 2010, em áreas essenciais. Ele engloba quatro linhas principais de ação:

1) Expansão e consolidação do sistema nacional, que inclui a consolidação institucional do sistema; a formação de recursos humanos; e a infra-estrutura e fomento de pesquisa científica e tecnológica.

2) Promoção e inovação tecnológica nas empresas, que inclui o apoio à inovação nas empresas; extensionismo e serviços tecnológicos; tecnologias de informação e comunicação (TICs); biotecnologia, fármacos e medicamentos; nanotecnologia; biocombustíveis e energias do futuro.

3) Pesquisa e desenvolvimento em áreas estratégicas, entre elas: programa espacial; programa nuclear; segurança pública e defesa nacional; biodiversidade e recursos naturais; mar e Antártida; desenvolvimento sustentável da Amazônia; desenvolvimento sustentável do Semi-Árido; meteorologia e mudanças climáticas.

4) C&T para o desenvolvimento social, que inclui a popularização da C&T e melhoria do ensino de ciências; e tecnologias para o desenvolvimento social.

(Com dados da Assessoria de Imprensa do MCT e Imprensa FNE)