sociais

logos

Cresce Brasil

Uma pesquisa realizada pelo Ibope com cerca de 3 mil pessoas na Grande São Paulo e Rio de Janeiro, deve trazer informações sobre as demandas pre-existentes para um Trem de Alta Velocidade (TAV) ligando as duas capitais dos Estados.

A informação foi dada pelo secretário dos Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Júlio Luiz Batista Lopes, durante o 5º Seminário Sobre Ferrovias em Busca do Elo da Competitividade Logística, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Segundo Lopes, a expectativa é de que seja adotado um modelo misto, com recursos da iniciativa privada e do Estado. "A minha visão é de que o projeto tem que ter recursos públicos", afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo.

O secretário prevê que o edital de licitação do TAV seja publicado em março de 2008, por ser este o prazo estimado para que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) finalize os estudos de viabilidade econômica do projeto e defina a modelagem que será adotada.

A pesquisa sobre demanda (com divulgação prevista para dia 18) é a primeira de uma série, que contará ainda com um levantamento sobre o preço da passagem, entre outros itens. A avaliação inicial do secretário é de que o TAV poderia cobrar R$ 120,00 pela viagem e que uma demanda entre 30 e 35 milhões de passageiros viabilizaria com facilidade o projeto, trazendo benefícios para a população e enormes oportunidades para diversos setores da economia.

Adicionar comentário


logoMobile