A Copa Verde  terá sua segunda edição como competição carbono zero do futebol brasileiro, com providências para compensar  todo o CO2 emitido durante o campeonato. Na próxima sexta-feira (17), o Palácio do Governo da cidade de Macapá, no Amapá, vai sediar o evento de lançamento da competição que reúne 18 clubes das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. Na ocasião, a CBS deve apresentar um pacote de medidas para tornar o evento ambientalmente sustentável e conscientizar para as questões ambientais.

Para incentivar a reciclagem de lixo, haverá troca de ingressos por garrafas pet em partidas no Acre, Amapá e Mato Grosso do Sul. Nos postos credenciados, o torcedor poderá levar garrafas e trocar por uma entrada.Em 2016,foram trocados mais de 13 mil ingressos, e quatro cooperativas do Movimento Nacional de Catadores de Resíduos receberam quase duas toneladas de garrafas pet.  A CBF usou tecnologia para a troca. Em pontos estratégicos, uma máquina batizada de Retorna Machine permitiu que os próprios torcedores retirassem os ingressos  após inserir latas de alumínio e garrafas PET no equipamento.

O campeão receberá dois troféus: a taça convencional, entregue à equipe vencedora após a decisão, e uma árvore da flora brasileira, prêmio vivo que vai ser plantado na sede ou no CT do clube vencedor..A CFB informa que, além do Troféu Vivo,  a Copa Verde 2017 vai reeditar o concurso de redações para estudantes sobre a conscientização ecológica.

Na edição 2017, os jogos irão até 15 de maio, e terão a presença do mascote oficial do campeonato, o Vermelhão, que homenageia a arara-vermelha-grande, espécie ameaçada de extinção e que vive  em estados onde estão sediados os clubes que disputam a competição. O vencedor terá acesso direto às oitavas de final da Copa do Brasil de 2018.

Redação FNE, com CBF e Agência Brasil