Matéria divulgada dia 30 pelo jornal O Globo informa que produtores do Mato Grosso querem que o governo federal assegure algum tipo de pagamento pela conservação ambiental e vão pedir ao Inpe informações detalhadas sobre o desmatamento no Estado. A movimentação faria parte que uma ofensiva que a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso iniciou dia 29 contra o decreto do governo federal que proibiu novos desmates em 36 municípios na Amazônia, 19 deles no Estado.

Segundo O Globo, uma das medidas estudadas é cobrar da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) que proponha uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) contra o decreto. A reclamação dos agropecuaristas é que as restrições impostas pelo governo não têm prazo para acabar.

Ontem, técnicos do Inpe acompanharam os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva, e do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR) em sobrevôo da região de desmatamento no norte do estado. Fizeram parte do grupo técnicos do Ibama e do Incra.

Não dá para se falar em aumento do desmate, quando houve queda de 400 mil cabeças no rebanho bovino e redução de 7% na produção de grãos no ano passado — disse o presidente da Famato, Rui Prado, questionando dados do INPE. Espero que não seja necessário falar com o presidente sobre este assunto — disse o governador Blario Maggi, que pediu à ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) para reunir o Inpe e o Ministério do Meio Ambiente, a fim de rever os dados sobre desmatamento.