Em Assembleia Geral Ordinária, foram eleitos, no dia 16 de maio último, os novos membros do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para o mandato 2017-2020.

Presidente do Confea, ao centro, em atividade conjunta com a FNE na Frente Parlamentar Mista de Engenharia. Foto: Paulo Negreiro.O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) foi um dos escolhidos para integrar o Coletivo Mantenedor da entidade. "Gostaria de agradecer o empenho de todos os associados pertencentes ao Sistema Confea/Crea e Mútua, que entenderam a importância da composição do Conselho da ABNT, uma entidade que atua em atividades regulamentadas pelo Sistema e com a qual o Confea tem procurado estreitar ainda mais suas relações, não apenas pela oportunidade de conferir descontos, por meio de convênios, ao acesso às normas técnicas, mas também participando dos Comitês Brasileiros e de suas comissões de estudo, contribuindo ainda mais para a defesa da sociedade", comentou o presidente do Confea, José Tadeu da Silva.

A votação ocorreu por meio eletrônico, iniciativa adotada pela Associação desde 2007 para facilitar a participação dos associados, com segurança e rapidez. O processo foi auditado, recebendo aprovação da RSM Brasil Auditores Independentes, empresa de reconhecimento internacional.

Verifique os eleitos:

* Coletivo Mantenedor - Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim); Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq); Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

* Coletivo Contribuinte - Instituto Brasileiro de Qualificação e Certificação (IQB); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP); e Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP).

* Individual colaborador - Catia Mac Cord Simões Coelho

Sobre a ABNT
A entidade é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo governo federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da Associação Mercosul de Normalização (AMN) e da Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a entidade também é um organismo de avaliação da conformidade acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.

Comunicação FNE
Com informações da assessoria de imprensa da ABNT e do site da ABNT