A CNTU divulgou esta semana um dossiê com as principais informações sobre a 11ª Jornada Brasil Inteligente: Emprego e desenvolvimento rumo ao Brasil 2022, realizada em 18 de agosto passado. Em mensagem aos seus 1257 conselheiros consultivos,  a presidente em exercício da confederação, Gilda Almeida de Souza,  apresentou resultados sistematizados do encontro, onde foi aprovada por unanimidade uma Carta Final  que apresenta  uma plataforma básica de questões e recomendações para as lutas do sindicalismo e da sociedade pelo emprego e trabalho. A carta nasceu de uma minuta da CNTU e, durante os debates da 11ª Jornada,  recebeu  contribuições dos participantes, cujo teor foi incorporado. A Carta pode ser lida aqui

Outro documento enviado pela dirigente foi o Caderno da 11ª Plenária do Conselho Consultivo,  também conhecido como "Conselho das 1.000 cabeças", com as informações da CNTU sobre o funcionamento do Conselho e a lista dos seus integrantes (os novos conselheiros empossados 18.08.2017 e a lista completa). Consta ainda o Documento Básico de preparação da 11ª Jornada Brasil Inteligente, sendo a primeira parte dedicada à formulação e às ações da CNTU, desde a sua criação, pelo emprego e desenvolvimento. Em seguida, busca-se pensar a criação de empregos em geral e a abertura de empregos para os profissionais de nível universitário.

Gilda Almeida anunciou, na mensagem, o 4º. Encontro Nacional da CNTU, a ser realizado no próximo dia 1° de dezembro, em São Paulo, o que inclurá também a 12ª Plenária do Conselho.

Além dos documentos, ao comunicação da presidente lista um conjunto  de vídeos  sobre as várias etapas e debates ocorridos durante a 11ª Jornada Brasil Inteligente, acompanhado dos links de acesso:

- Abertura do evento com participação de autoridades e dirigentes sindicais, incluindo a palestra sobre Emprego e Desenvolvimento do ex-governador Ciro Gomes.

- Mesa Redonda Emprego e Desenvolvimento com Peter Poschen (OIT-Brasil) e Clemente Ganz Lúcio (Dieese).

- Plenária do Conselho Consultivo (primeira parte) com a posse dos novos conselheiros (as) e debates com lideranças de vários segmentos sociais.

- Plenária do Conselho (segunda parte) com apresentação dos projetos Portal Brasil 2022, Movimento Brasil-Nação e Renda Básica da Cidadania

- Plenária do Conselho (terceira parte) com apresentação de ideias e propostas sobre emprego e desenvolvimento por membros do Conselho.

- Plenária do Conselho Consultivo, quarta parte com encerramento dos trabalhos da Jornada.

- Teatro após a Plenária, tivemos a apresentação do monólogo "Marx baixou em mim - uma comédia indignada", com direção e atuação de Jitman Vibranovski.

Redação FNE