Imprimir

Um painel  chamado “A Vida no Futuro”, será realizado nesta quinta-feira (9), das 18h às 20h, com tradução simultânea e aberto ao público, no Museu do Amanhã.  Os temas serão  “A Vida no Futuro” serão: Reimaginando o amanhã; Princípios da inteligência artificial; Inteligência artificial e criatividade; Desafios e oportunidades da inteligência artificial. As inscrições  podem ser feitas no site do Museu do Amanhã. O painel integra o Simpósio Global: Inteligência Artificial e Inclusão, que segue até esta sexta (10), reunindo pesquisadores de mais de 40 países  para abordar os efeitos das tecnologias baseadas em inteligência artificial. O evento é realizado pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), Berkman Klein Center para Internet e Sociedade da Universidade de Harvard e Museu do Amanhã, em nome da Network of Centers (NoC). Conta com o apoio do Fundo de Ética e Governança da Inteligência Artificial, International Development Research Centre (IDRC) e Open Society Foundations (OSF)., com objetivo de mapear as oportunidades e desafios das novas tendências tecnológicas

“Os maiores benefícios da nossa sociedade vieram por causa de avanços na tecnologia. No entanto, a tecnologia não é neutra, vem embutida com as visões de mundo de seus criadores. A tecnologia também não está acessível a todos. Para construir o amanhã que queremos, esse simpósio explora como podemos fazer com que a inteligência artificial não só reflita a diversidade da nossa sociedade, mas também como pode ser mais acessível a grupos mais marginalizados, assim ampliando a inclusão”, reforça Marcela Sabino, diretora do Laboratório de Atividades de Amanhã (LAA).

“A Inteligência Artificial já transforma o mundo profundamente. O funcionamento da nossa sociedade depende cada vez mais dessas tecnologias, por isso precisamos começar a criar mecanismos que garantam mais inclusão e não menos. O Brasil e a América Latina podem aproveitar essa grande oportunidade, cabe a nós decidir como”, afirma Celina Bottino, diretora de projetos do ITS Rio.

O Simpósio Global: Inteligência Artificial e Inclusão – a Vida no Futuro é realizado no Auditório do Museu do Amanhã (Praça Mauá, nº 1, Centro – Rio de Janeiro); Confira a programação completa no site.