sociais

logos

Cresce Brasil

Pensado para profissionais e estudantes que desejam utilizar métodos estruturados na execução de suas obras, os engenheiros civis e professores Antônio Carlos da Costa Valente e Victor Meireles Aires escreveram o livro “Gestão de projetos e Lean Construction – Uma abordagem prática e integrada”.

Os docentes, relata Aires, identificaram uma carência na literatura brasileira voltada ao Lean Construction. “Entendemos que esse conhecimento, quando conectado às boas práticas de gestão de projetos, só tem a contribuir para o desenvolvimento mais assertivo de obras civis, gerando também crescimento profissional aos engenheiros, arquitetos e demais profissionais ligados a gestão de obras”, explica.

O engenheiro civil explica que o conteúdo da publicação surgiu de um compilado das aulas e cursos de extensão que ele e Valente ministram na Faculdade de Tecnologia (Ftec), no Rio Grande do Sul. O Lean, que teve origem na fábrica da Toyota (Japão), é uma técnica conhecida por propor redução de desperdícios e melhoria contínua, que migrou do automobilismo para outras indústrias convencionais, como a da construção. E é para suprir o gap de publicações nacionais sobre o assunto, voltado à construção civil, que os docentes decidiram escrever a obra.

A proposta da publicação é propiciar gestão mais coordenada dos trabalhos para obter benefícios como o aumento da eficiência dos processos, planejamento integrado, além de redução de desperdícios, melhoria contínua e um melhor resultado final do projeto. Para tanto, a obra busca associar as boas práticas da gestão de projetos, como gerenciamento de escopo, tempo, custos, comunicação, riscos, entre outras, aos princípios, ferramentas e conhecimentos já consolidados da filosofia Lean Construction.

O livro tem lançamento previsto para a primeira quinzena de novembro e estará disponível nas principais livrarias do País e no site da editora

Appris: www.editoraappris.com.br

Jéssica Silva - Imprensa Seesp

Adicionar comentário


logoMobile