Imprimir

Entre os temas que marcaram o início da Cúpula dos Povos frente à XI   Conferência Ministerial da Organização Mundial de Comércio (OMC), nesta segunda-feira em Buenos Aires, Argentina, o debate sobre comércio eletrônico e a quarta revolução industrial indicou que as organizações sociais e sindicais estão cada vez mais preocupadas com as novas formas de controle da sociedade planetária. 

A brasileira Graciela Rodrigues alertou que o interesse da OMC ao querer incorporar este tema não significa a necessidade de regulação do comércio pela internet, mas uma liberação radical das grandes empresas do setor, como a google ou a Amazon, para coletar e processar dados pessoais que interessam às transnacionais, ao sistema financeiro e também ao controle político e comportamental. 

Durante o Fórum Feminista que integrou a Cúpula dos Povos, palestrantes apontaram impactos da quarta revoluçao sobre a sociedade, que vão da substituição de seres e processos humanos pela inteligência artificial, à apropriação e uso de dados sobre a intimidade, valores, desejos e subjetividades das pessoas. Não se trata, como alertaram, do medo da tecnologia, mas de como será regulada e a serviço de que projeto de humanidade. 

Um painel temático da cúpula traçou um histórico das revoluções industriais que até a chamada quarta revolução, marcada especialmente pelo big data e impactos no mundo do trabalho.  Se a a globalização do final do século levou as empresas a construirem suas fábricas em outros países em busca de mão de obra barata, agora começa um movimento de volta. Se até processos produtivos e de serviços podem ser feitos sem a presença humana, a necessidade da mão obra distante vai desaparecendo. 

A cúpula é paralela à reunião da OMC e faz um contraponto às agenda do livre comércio do ponto de vista dos segmentos mais afetados por suasc  deliberações e acordos. Para livrar-se das organizações críticas ao encontro oficial, o governo do presidente Macri chegou a solicitar à OMC o descredenciamento de dezenas de representantes da sociedade civil a deportar ativistas já na chegada ao aeroporto. A atitude autoritária repercutiu negativamente dentro e fora da Argentina, resultando em recuos do governo. 

A Cúpula dos Povos reune também personalidades como o Prêmio Nobel da Pas,  Adolfo Pérez Esquivel, uma das Madres de Plaza de Mayo, Nora Cortiñas, e uma delegação de organizações envolvidas com a construção do Fórum Social Mundial 2018, que ocorrerá de 13 a 17 de março, em Salvador, Bahia.   . O evento em Buenos Aires   terá uma márcha contra as agendas da OMC na tarde desta terça-feira (12) e prosseguirá com debates até quarta-feira (13),