barragemjosedefreitasvazamentoO risco de rompimento na Barragem do Bezerro, situada no município de José de Freitas, foi motivo de alerta e retirada da população do entorno após um pescador detectar, no domingo (08), um vazamento no seu paredão..

Engenheiros do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) foram até o local para orientar providências. A primeira foi abrir uma válvula de descarga e dar mais espaço à vazão da água, com o rebaixamento do sangradouro da barragem, diminuindo a pressão sobre a rachadura.

A Barragem do Bezerro tem capacidade de armazenamento de 10 milhões de metros cúbicos de água e o volume aumentou bastante com as últimas chuvas, colocando em risco a população da área.  De acordo com a Prefeitura, houve roubo  de grandes quantidades de pedras que faziam proteção ao local e isso pode ter contribuido.

Moradores das comunidades Assaí, Simpatia, São Fernandes e Assentamento Lembrada deixaram suas casas, boa parte em direção a um abrigo aberto pela Prefeitura de José de Freitas. Equipes do Idepi, Defesa Civil e prefeitura de José de Freitas se instalaram no local. A Guarda Municipal da cidade isolou toda a área para que veículos não trafegassem nas proximidades. A parede da barragem é utilizada para tráfego pelos moradores. O Ministério Público Estadual acompanha os trabalhos de avaliação das condições de resistência da barragem.

Redação FNE