sociais

logos

Cresce Brasil

 Organizações do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação ( FNDC) lançaram, no domingo (15), a Campanha Internet Direito Seu: conexão e cidadania para todxs!. Com apresentação de vídeo e lançamento de página no Facebook, participantes da campanha explicam que o objetivo é sensibilizar a sociedade sobre os problemas gerados pela falta de conexão (ou conexão precária) à Internet num país de tamanha proporção como o Brasil e mobilizar a população para a disputa pela universalização do acesso, por conexão de qualidade e preços justos.Gilda Almeida no seminário FNDC Desde que o Marco Civil da Internet foi aprovado em 2014, o acesso à Internet é considerado um serviço essencial para todos e todas e condição fundamental para a garantia da cidadania dos cidadãos brasileiros. Para  a vice-presidente da CNTU, Gilda Almeida, que participou do lançamento, é preocupante a desigualdade de acesso no Brasil. Ainda hoje, conforme dados da campanha, 46% dos domicílios brasileiros ainda estão desconectados e isto vale para os mais variados tipos de conexão, entre elas a fixa (por satélite ou banda larga) e a móvel (por celular). "O acesso só se dá para aqueleles de maior poder aquisitivo, não permitindo acesso publico ", lamenta.

Gilda considera a campanha uma grande a iniativa e lembra a experiência exitosa de Cuba, onde em "o estado colocou acesso nas praças publicas, portanto permitindo igualdade de direitos ao uso. da internet. A campanha vai poder no minimo esclarecer esse direito. "- avalia.

Flávia Lefèvre, advogada da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), afirma que, para ter acesso universal é preciso ir além da barreira da infraestrutura de telecomunicações, distribuída de forma extremamente desigual no Brasil, e pensar na inclusão dos consumidores de baixa renda.

O FNDC defende que a luta por acesso de qualidade é fundamental para a construção da

  #democracia, da #participação e da #cidadania.

Confira o vídeo inaugural da campanha no Facebook

#InternetDireitoSeu
#ConexãoeCidadaniaParaTodxs

Adicionar comentário


logoMobile