Na manhã desta quarta-feira (6/6), foi lançada, em evento na sede do Sindicato dos Químicos de São Paulo, a “Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora”, um programa unificado com 22 propostas para o desenvolvimento do Brasil. O objetivo é entregar a agenda aos candidatos a presidente da República.
O documento é uma elaboração das centrais sindicais (Central Única dos Trabalhadores - CUT, Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores - UGT, Nova Central, Central dos Sindicatos Brasileiros - CSB, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB e Central da Classe Trabalhadora – Intersindical), em conjunto com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), e aponta os desafios do movimento sindical para enfrentar as reformas propostas pelo governo Michel Temer.

Dirigentes reunidos lançam manifesto das centraisDirigentes reunidos lançam manifesto das centraisNa plenária de lançamento, dirigentes de diversas categoriais profissionais acompanharam a leitura do manifesto feita pelo diretor-técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio. “Essa Agenda sintetiza a plataforma da Conclat de 2010 e mostra que a classe trabalhadora quer ter protagonismo na vida econômica e política do Brasil”, disse Ganz Lúcio.

Na agenda, estão propostas de medidas de combate ao desemprego e ao subemprego crescentes com a criação de frentes de trabalho, com atenção especial para os jovens; a retomada das obras de infraestrutura; e a implementação de políticas de amparo aos desempregados, com o aumento das parcelas do seguro-desemprego, vale-transporte para o desempregado, vale-gás e subsídio de energia elétrica, entre outras.

“Basicamente, a agenda, que é prioritária e também unitária, procura colocar o movimento sindical na conjuntura das eleições de outubro”, ressalta o consultor sindical João Guilherme Vargas Netto. O tripé que resume essencialmente o documento, ele afirma, se dá em unidade, resistência e desenvolvimento.

Comunicação Seesp, com Agência Sindical

Código de segurança