Com sua imagem 3D capturada por um escâner tridimensional e movimentos captados por sensores, uma pessoa pode se transformar em um modelo humano digital 3D ou “avatar”, conforme o termo popularizado pelo cinema.

IlustraçãoEssa tecnologia será apresentada pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT) aos visitantes da 26ª ExpoT&C, mostra de ciência, tecnologia e inovação que acontece até 28 de julho, no campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), durante a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada pela primeira vez em Maceió.

No espaço do INT, localizado no eixo “Ciência e Tecnologia” do Pavilhão do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), os visitantes também poderão conhecer projetos de design destinados a pessoas com mobilidade reduzida, imagens produzidas em microscópios eletrônicos e saber mais sobre certificação de produtos.

Modelo humano digital 3D

Pesquisadores da área de Desenho Industrial do INT estarão na Expot&C com um escâner tridimensional de luz branca, que captura imagem em 3D. Essa imagem pode ser associada ao movimento humano também capturado, só que por sensores, espalhados por diversos segmentos do corpo. A junção da imagem com o movimento cria um avatar 3D com dimensões e modo de mover-se semelhante ao real, que pode se deslocar em cenários virtuais 3D também bastante realistas, como plantas de indústrias, plataformas de petróleo, laboratórios, salas de trabalho ou interior de veículos.

O uso de modelos humanos digitais tornou-se essencial ao setor produtivo no desenvolvimento de projetos de produtos e postos de trabalho, que consideram os fatores humanos em sua elaboração. Esses avatares permitem avaliar o conforto postural, a eficácia dos movimentos e determinam espaços, alcances das mãos e áreas de visão a serem considerados nos projetos.

Na área de Desenho Industrial do INT, essa tecnologia vem sendo aplicada em esportes de alto desempenho, design inclusivo e simulações 3D para o setor de petróleo e gás.

Inovações solidárias

O INT também apresenta dois projetos de design premiados destinados a pessoas com mobilidade reduzida: um andador dobrável – que melhora a condição do usuário se levantar sozinho – e uma cadeira de rodas para uso residencial, com tamanho adequado à passagem por portas e corredores e aro de propulsão deslocado, que facilita ao cadeirante mover as rodas.

Premiado no A’Design Award & Competition 2018, entre projetos de todo o mundo na categoria de produtos para pessoas com mobilidade reduzida e idosos, o andador Shift tem como principal inovação o apoio de um guidão à meia altura, que serve como um primeiro nível para a pessoa atingir em segurança o guidão mais alto, e ficar de pé, pronto para andar. O equipamento ainda é dobrável, o que facilita seu transporte e armazenamento.

Já a cadeira de rodas residencial recebeu medalha de prata no Prêmio Internacional Objeto Brasil 2016, na categoria Design para Todos/Economia Solidária. Sendo adequada para o ambiente doméstico, a cadeira é mais estreita e não tem o aro externo que move as rodas, o que facilita sua passagem por portas e corredores estreitos. O aro de propulsão, por sua vez, é deslocado para uma posição mais confortável para o cadeirante mover a cadeira, o que reduz seu trabalho mecânico e evita dores nos ombros comuns ao esforço usado nos modelos tradicionais.

Imagens de microscopia eletrônica

Outra atração do espaço do INT na ExpoT&C serão imagens microscópicas e nanométricas, estas últimas revelando aspectos da matéria numa dimensão 1 milhão de vezes menor que o milímetro. Obtidas pelos microscópios eletrônicos de varredura e de transmissão do Centro de Caracterização em Nanotecnologia (Cenano) do Instituto, as imagens integram pesquisas desenvolvidas em várias áreas do Instituto, envolvendo caracterização de materiais para análises de falhas ou de processos químicos e, sobretudo, no desenvolvimento de novos materiais, catalisadores e produtos. Há também visões curiosas como as fibras de um fio de cabelo, a aparência sinistra de um piolho ou um ovo do mosquito Aedes aegypti.

Certificação

O INT expõe ainda alguns exemplos da atividade que desempenha como Organismo Certificador de Produtos. Entre os itens de certificação compulsória, que levam o selo de identificação da conformidade do INT associado ao Inmetro, estão luvas cirúrgicas e implantes mamários, que poderão ser observados pelos visitantes.

O Instituto também realiza certificação voluntária de cachaça e produtos orgânicos, assegurando que seguiram normas específicas de produção.

Serviço:

70ª Reunião Anual da SBPC

Período: de 22 a 28 de julho de 2018

Local: Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Av. Lourival Melo Mota, S/N – Tabuleiro do Martins – 57.072-900 – Maceió – AL

25ª ExpoT&C – Exposição de Tecnologia e Ciência