O presidente da FNE, Murilo Pinheiro, participou, na última quinta-feira (07), do primeiro dia do Congresso de Saneamento Ambiental do Estado de Goiás, realizado pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) em sua sede, em parceria com o Sindicato dos Engenheiros de Goiás (Senge-GO), em comemoração à Semana do Meio Ambiente.

Congresso de Saneamento Ambiental 2019 em Goiás. Foto: Paula BortoliniCongresso de Saneamento Ambiental 2019 em Goiás. Foto: Paula BortoliniDestacando a importância da realização desse evento, Murilo lembrou que a engenharia  não pode realizar projetos sem a visão de proteção ao meio ambiente e citou o modo como essa preocupação perpassa todo projeto Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento, da FNE, em especial nas temáticas de saneamento, recursos hídricos, e nos eventos para debater as questões ambientais promovidas pela FNE em diversos estados.

Ao tratar de uma das grandes preocupações da FNE, que diz respeito à segurança das grandes obras e equipamentos públicos e populações alcançadas, Murilo falou da importância de uma secretaria de engenharia de manutenção nos governos, que assegure a responsabilidade técnica e profissional  pelas obras, barragens, pontes, viadutos, com os devidos diagnósticos locais para uma manutenção segura com otimização de recursos.

Outro aspecto destacado por Murilo foi a necessidade de esforços conjuntos, da Engenharia Unida com entidades e o Ministério Público, em parceria pela melhoria e qualidade de vida dos cidadãos.

Com duração de dois dias, o Congresso foi aberto com aula magna do presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Roberval Tavares, e promoveu paineis especializados, de grande interesse para a engenharia, como o que discutiu as Perspectivas e Desafios na Gestão de Resíduos Sólidos; A crise hídrica e a Lei do Saneamento; Os desafios dos sistemas de esgotos sanitários; e Drenagem urbana.

O evento foi dirigido a um público que reuniu de engenheiros e demais profissionais da área de saneamento, à procuradores e servidores do MP, peritos, magistrados e comunidade acadêmica.

Murilo fala ao Congresso de Saneamento Ambiental 2019, em Goiás. Foto de Paula Bortolini.Murilo fala ao Congresso de Saneamento Ambiental 2019, em Goiás. Foto de Paula Bortolini.

Código de segurança
Atualizar