Imprimir

A FNE participou ontem da audiência de instalação da Comissão Externa de Obras Inacabadas no Brasil, que aconteceu no Congresso Nacional. A federação esteve representada pelos seu diretor José Luiz Azambuja e Luiz Schreiner, do Senge-RS.

FNE e Senge-RS na Comissão de Obras InacabadasInstalação da Comissão Externa de Obras InacabadasA comissão externa deverá partir de um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 38 mil obras do país, que apontou quase 15 mil paralisadas no Brasil. Nessas, foram gastos R$ 10 bilhões. Nas demais, o prejuízo é de R$ 130 bilhões que deixaram de ser investidos, segundo o TCU.

A sessão de instalação da comissão contou com a presença do ministro do TCU, Vital do Rêgo, responsável pelo levantamento, e do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli. Segundo a coordenadora da comissão, deputada Flávia Morais (PDT-GO), o relator do trabalho será o deputado Zé Silva (Solidariedade-MG).

O ministro do TCU disse que o trabalho realizado pelo trbunal  é histórico, utilizando bancos de dados da Caixa Econômica Federal, do Fundo Nacional de Saúde e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). “O maior volume de obras inacabadas, 62%, são da Caixa, porque também é a mais demandada”, explicou.

A ocasião solene foi prestigiada também pelo presidente da Frente Parlamentar Mista da Engenharia, deputado  Leônidas Cristino (PDT/CE),  pelo presidente da Frente Parlamentar pela Soberania Energética Nacional, deputado Federal Pompeo de Mattos (PDT/RS) e o deputado Federal Afonso Hamm (PP/RS).

Redação FNE