Neste 21 de setembro, o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp) completa 85 anos de fundação. Em comemoração, o site da entidade tem publicado uma série de matérias - incluido o vídeo a seguir - sobre sua história, contribuições à categoria e aos períodos da vida politica do país, a exemplo da mobilização para inclusão de artigos sobre ciência e tecnologia na Constituição Federal de 1988, lutas e vitórias da categoria.

Entre as grandes conquistas nessa trajetória, estão as campanhas salariais. O Seesp iniciou esse trabalho em 1977, com um dissídio coletivo junto aos bancos. Hoje, a entidade conduz negociações com cerca de 50 empresas e entidades patronais nos mais diversos segmentos, em campanhas salariais que abrangem mais de 100 mil profissionais.

O Seesp, que também é dirigido pelo presidente da FNE, Murilo Pinheiro, tem sido atuante nas iniciativas em defesa da engenharia nacional, a exemplo do projeto Cresce Brasil, renovado pela federação e suas bases desde 1996, e do movimento Engenharia Unida, que promove a valorização e protagonismo dos profissionais na proposta de saídas para o período de crise que país atravessa e que tem afetado trabalho e empregos da área tecnológica.

Também em comemoração aos 85 anos do Seesp, o vídeo produzido por seu departamento de comunicação mostra o papel e compromisso do sindicato com a defesa da engenharia. Confira.