Composta por 219 deputados e um senador, a  Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Parques Tecnológicos, iniciou os seus trabalhos nesta quarta-feira (18/9) com o objetivo de apoiar projetos que fortaleçam a atuação dos parques e aumentem a competitividade do Brasil na área de ciência e tecnologia.

Parque Tecnológico do Rio  (UFRJ/Divulgação)Os Parques Tecnológicos possibilitam a integração, em um mesmo local, da pesquisa científica com empresas e organizações governamentais. Eles podem abrigar centros de inovação, incubação de empresas e treinamento, além de infraestrutura para feiras, exposições e desenvolvimento mercadológico. Os Parques são formalmente ligados — e fisicamente próximos — a centros de excelência tecnológica, universidades e/ou centros de pesquisa.

A Frente é presidida pelo líder do Governo na Câmara dos Deputados, Major Vitor Hugo (PSL-GO), que fala da importância dos  parques tecnológicos para criar um ambiente capaz de incentivar a indústria da inovação a crescer e agregar valor a outros setores econômicos e à sociedade em geral. “Esse papel é especialmente relevante pelo fato de o Brasil ser um país rico em matéria-prima, mas que ainda precisa agregar valor aos seus produtos”, destacou.

A secretaria-executiva da Frente será exercida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), que foi representada na cerimônia pelo seu vice-presidente, Francisco Saboya.

Com informações da Agência Câmara de Notícias