A FNE e entidades da engenharia no Ceará promoverão, na próxima quinta-feira (12), o seminário Cresce Brasil - Fortaleza, que debaterá a necessidade e urgência na implantação de secretarias de Engenharia de Manutenção no Estado e municípios, assim como defende a campanha promovida pela federação e parceiras em todo Brasil.

Mercado Central de Fortaleza - Foto DivulgaçãoOs grandes acidentes causados pela má conservação de obras públicas, a exemplo da queda de pontes e viadutos e também os desastres registrados em Brumadinho e Mariana, que pegaram populações desprevinidas e destruiram a vida de rios, vegetações e habitantes, configuram, nas trágicas consequências, as razões do alerta que a engenharia brasileira vem fazendo aos poderes públicos. Por vezes as obras são tão antigas que, no momento do desastre, as autoridades sequer sabem a quem recorrer para identificar as causas e as providências.

Fortaleza é uma das capitais que vem sofrendo com o envelhecimento das construções, inclusive prédios particulares, como o Edifício Andrea, no Bairro Dionísio Torres, que desabou no dia '15 de outubro.

Para evitar novas tragédias, assegurar o correto funcionamento e o uso seguro dos equipamentos pela população, a FNE e entidades participantes do projeto Cresce Brasil estaõ dialogando com governos e lideranças de várias instâncias para que as administrações públicas sejam dotadas de um órgão técnico, capacitado, para responder pela manutenção das obras. A proposta, elaborada em detalhes pela FNE, é o tema de mobilização da nova etapa do Cresce Brasil, que desde 2006 discute problemas nacionais ligados à infraestrutura pública e propõe soluções para o desenvolvimento nacional.

O seminário em Fortaleza é uma promoção conjuntada FNE com o Senge-CE, o Crea-CE, Confea, Mutua e a Federação das Indústrias do Ceará (FIEC). O evento está programado para ter início às 9 horas, no Auditório Luiz Esteves Neto, 5º andar do prédio da FIEC.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Folder/Divulgação