sociais

logos

Cresce Brasil

Sob a liderança do neurocientista Miguel Nicolelis, um novo comitê científico começa a se reunir para levantar e organizar conhecimentos sobre o coronavirus para divulgar e orientar políticas regionais.

O grupo foi criado e anunciado na segunda-feira (30) pelo  Consórcio Nordeste, que reúne os governadores de nove estados brasileiros. Participarão do comitê cientistas, médicos e pesquisadores. Serão 13 integrantes,  um de cada estado, e quatro convidados, entre os quais Miguel Nicolelis e Sérgio Machado Rezende. com o compromisso de difundir boletins regulares sobre a epidemia na região para orientar a população e as maneiras mais adequadas e indispensáveis de proteção, além de acompanhar pesquisas.

O comitê organizará encontros com autoridades científicas brasileiras e de países que enfrentam mais duramente a pandemia, como Itália, Alemanha e China, o que ajudará a definir medidas de combate à covid-19 no Nordeste, começando pela uurgência dos governos nos vários níveis em agir para a contenção da transmissão do coronavírus  e para adequar e reforçar os sistemas de saúde que atendem a população nordestina e que estão ameaçados de colapso - como ocorre em todo país se não forem tomadas medidas de isolamento social e ampliação dos leitos, utis, serviços médicos e assistenciais. 

Paulistano formado na USP, Nicolelis é membro das academias Francesa, do Vaticano e Brasileira de Ciências. Recebeu mais de 30 prêmios internacionais. Foi eleito um dos 25 cientistas mais importantes do mundo pela revista “Scientific American”, em 2004.

Em 2015, foi apontado como um dos 100 grandes pensadores globais pela revista americana “Foreign Policy”. Professor titular da Duke University (EUA), ele criou o projeto do Campus do Cérebro no Rio Grande do Norte. A história desse projeto revolucionário está em “Made in Macaíba” (Editora Planeta), livro que estará sendo autografado após a palestra. O debate terá a mediação da jornalista Eleonora de Lucena.

Comunicação FNE

 

 

 

Adicionar comentário


logoMobile