As centrais sindicais convocam para esta terça-feira (7/4), às 20h, a população brasileira a aplaudir em suas janelas aqueles que estão na linha de frente contra a Covid-19: os profissionais da saúde.

Aplausos ao SUSNa data é comemorado o Dia Mundial da Saúde - definida porque marca a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948. A FNE e seus sindicatos filiados apoiam e se somam à iniciativa.

Além do reconhecimento a todos os que estão se arriscando diariamente para salvar vidas diante da pandemia, a ação também expõe a situação de vulnerabilidade que enfrentam muitos médicos, enfermeiros, técnicos, assistentes e demais trabalhadores em hospitais, postos e estabelecimentos afins, diante da precariedade de equipamentos de proteção individual (EPIs). E traz como bandeira, nessa direção, a defesa e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, destacou em vídeo que homeageia os profissionais da área que este é um ano particularmente difícil. “Hoje, estamos mais profundamente gratos do que nunca a todos vocês, enquanto trabalham sem parar, colocando-se em risco, para combater os danos dessa pandemia.”

Ele lembrou ainda que 2020 é o ano internacional das(os) profissionais de enfermagem e obstetrícia, reconhecendo “sua experiência e compromisso especiais”.

O secretário-geral salientou que enfermeiras e enfermeiros assumem alguns dos maiores encargos com a saúde, realizando trabalhos difíceis e aguentando longas horas – muitas vezes com risco de lesões, infecções e uma carga de saúde mental pesada. “Elas(es) geralmente oferecem conforto no final da vida”, lembrou. Já as parteiras proporcionam conforto no início da vida, acrescentou. “Durante uma pandemia, o trabalho delas(es) é ainda mais desafiador, pois trazem nossos recém-nascidos com segurança para este mundo.”

E encerrou: “Às(aos) enfermeiras(os) e parteiras(os) do mundo: obrigado pelo seu trabalho. Nestes tempos traumáticos, digo a todos os profissionais de saúde: estamos com você e contamos com você. Vocês nos deixam orgulhosos; vocês nos inspiram. Somos gratos a vocês. Obrigado pela diferença que estão fazendo, todos os dias e em todos os lugares.”

* Com informações do site da Organização das Nações Unidas (ONU)