As obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) poderão ser acompanhadas em tempo real pela internet a partir do primeiro trimestre do próximo ano, segundo informou o diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Mazoni.

A partir de setembro, a Casa Civil – órgão responsável pela gestão das obras – terá como fazer o acompanhamento em tempo real. “A parte física nós vamos fornecer até o final do mês de agosto e a do fluxo financeiro a partir do mês de setembro”.

De acordo com Mazoni, a partir de janeiro, os órgão de controle do governo também terão acesso às informações em tempo real. “Inicialmente estamos prevendo para janeiro um acesso instantâneo para órgãos de controle e, no primeiro trimestre, para todo cidadão, atendendo o princípio da transparência”.

Mazoni esclareceu que o sistema desenvolvido contém dados da fase financeira e da fase física das obras e permitirá à Casa Civil ter uma radiografia do PAC mais próxima da realidade.

“A gestão do Programa de Aceleração do Crescimento articula informações físicas e financeiras de muitos órgãos diferentes. Temos que ofertar sistemas de informação que permitam que a Casa Civil enxergue todo esse processo e tome decisões para resolver onde está trancado".

Segudo o diretor-presidente do Serpro, muitas vezes, um processo está autorizado, mas não se efetiva por fatores diversos. Enxergar esse processo como um todo é uma das prioridades do sistema.

Atualmente, o governo divulga informações sobre o andamento das obras do PAC a cada quatro meses. Mazoni destacou que o novo sistema dará mais agilidade ao trabalho de coleta de dados, hoje realizado pelos técnicos da Casa Civil, "com o apoio ainda não qualificado de tecnologia".

Há um esforço muito grande dos técnicos para conseguir montar todas as informações e acompanhar. Nós precisamos dar mais instantaneidade a isso. Não precisamos ter a cada mês uma consulta a todos os órgãos para entender essas informações. Queremos que isso aconteça em tempo real. Quando o processo saiu de um escaninho para o outro , suas dificuldades já precisam ser informadas à Casa Civil".

(Luciana Lima, ABr)