Imprimir

SUS 32anosNo domingo (17/5), o Sistema Único de Saúde (SUS), nascido com a Constituição Cidadã de 1988, completou 32 anos. Regido pelos princípios da universalidade, integralidade e equidade, é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo.

Se havia qualquer dúvida quanto à sua importância para o País, a pandemia do novo coronavírus veio para demonstrar o acerto da sociedade brasileira em erigir um sistema que garanta atendimento a todos, sem discriminação. Lição também evidente que fica desta situação é a necessidade premente de ampliar fortemente a destinação de recursos à saúde pública para que essa ferramenta magnifica de que dispomos possa cumprir seu papel de verdade.

Subfinanciado, o SUS é insuficiente para dar conta das demandas da população brasileira. É preciso reverter o processo de sucateamento do sistema – o que tem ocorrido pelos cortes orçamentários e pela má gestão dos recursos disponíveis – e agir para aprimorá-lo e transformá-lo em modelo de assistência à saúde.

Federação Nacional dos Engenheiros (FNE)
Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU)