• Página Principal
  • Notícias
  • Pesquisadores chamam atenção para situação dos indígenas na Amazônia em meio à pandemia da Covid-19

indio covid 19Na quarta-feira (24) ocorreu a nona edição da série de webinários “População e Desenvolvimento em Debate”, realizada pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), com o tema “A pandemia e a crise ambiental e sanitária na Amazônia”.

Nessa edição, foi discutido o acirramento das desigualdades e os riscos identificados na região, a partir da relação entre população e ambiente. O pesquisador do Programa de Monitoramento de Áreas Protegidas do Instituto Socioambiental (ISA), Tiago Moreira, alertou não só para o risco de a população indígena contrair a Covid-19, mas também para o risco de passarem fome.

Também participaram do debate o coordenador do programa de monitoramento da Amazônia e demais biomas do INPE, Cláudio Almeida; o professor na Universidade Federal do Pará (UFPA), Harley Silva; e a mediação foi realizada pela pesquisadora colaboradora da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp), Thais Tartalha Lombardi.

Na (24) ocorreu a nona edição da série de webinários “População e Desenvolvimento em Debate”, realizada pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), com o tema “A pandemia e a crise ambiental e sanitária na Amazônia”. Nessa edição, foi discutido o acirramento das desigualdades e os riscos identificados na região, a partir da relação entre população e ambiente.

O pesquisador do Programa de Monitoramento de Áreas Protegidas do Instituto Socioambiental (ISA), Tiago Moreira, chamou a atenção para situação dos povos indígenas na Amazônia em meio à pandemia da Covid-19. Disse que o desmatamento dentro das terras indígenas, consideradas áreas protegidas, aumentou em 80% entre 2018 e 2019 e apontou uma possível atuação de pessoas de fora nestas terras.

Além disso, o pesquisador informou que há estudos que mostram que os garimpos podem ser um dos grandes causadores de endemias na Amazônia. Ele exemplificou: são cerca de 27 mil indígenas na terra povoada pelos Ianomâmis e 20 mil garimpeiros na mesma área. “A população Ianomâmi corre o risco de ter pelo menos 40% de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Além da doença em si, a população também corre risco de passar fome, pois os indígenas em idade ativa que estão infectados não conseguem mais produzir para a aldeia”.

O coordenador do programa de monitoramento da Amazônia e demais biomas do Instituto de Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Cláudio Almeida, trouxe ao debate uma visão geral de como o monitoramento do desmatamento da Amazônia é realizado.

“O desmatamento acontece principalmente durante a estação de seca. Todo os anos, pegamos uma nova imagem e identificamos novas áreas de desmatamento, e comparamos com o ano anterior”. Além disso, ele explicou que “depois de 2012 – ano com menor pico de desmatamento –, foi iniciada uma aceleração no desmatamento da Amazônia, crescendo todos os anos”.

O coordenador do programa de monitoramento da Amazônia disse que eles também realizam o monitoramento diário, que auxilia os órgãos de fiscalização a identificarem onde está ocorrendo o desmatamento, que, por sua vez, identificam as atividades que ocorrem no local. Os dados coletados pelo INPE em relação à Amazônia estão disponíveis no portal terrabrasilis.dpi.inpe.br – em mapa e em análise gráfica.

O professor da Universidade Federal do Pará, Harley Silva, acredita que o atual repertório urbano brasileiro não é adaptado às dinâmicas ambientais e econômicas da Amazônia e, por isso, não existe um enriquecimento mútuo entre sociedade e natureza. Para ele, neste momento, existe a necessidade de distinguir e entender o que é a cidade, os processos de urbanização e o urbano. “Desta forma, deixamos de acreditar que os processos de transformação social dependem de miragens como o protagonismo industrial, a conservação sem uso ou a antítese urbano-rural”, explicou o professor.

Os palestrantes convidados deste webinar foram: Cláudio Almeida, coordenador do programa de monitoramento da Amazônia e demais biomas do INPE; Harley Silva, professor na Universidade Federal do Pará; e Tiago Moreira, pesquisador do Programa de Monitoramento de Áreas Protegidas do Instituto Socioambiental (ISA). A mediação foi realizada por Thais Tartalha Lombardi, pesquisadora colaboradora da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp).

Assista ao debate na íntegra.

A cada semana, a série “População e Desenvolvimento em Debate”, promovida por UNFPA e ABEP, realiza discussões entre academia, governo e sociedade civil sobre temas emergentes na Agenda de População e Desenvolvimento.

Na próxima quarta-feira (01/07), o tema será Impactos sociais e econômicos da COVID-19. Acompanhe no perfil do UNFPA no Youtube.

Nações Unidas Brasil

Foto: Abrasco