sociais

logos

Cresce Brasil

banner site Copy 31 1 intA pandemia do novo coronavírus não impediu os estudantes brasileiros de se lançarem em novos desafios matemáticos. O time brasileiro que participou da 1ª Cyberspace Mathematical Competition (CMC), competição online de matemática que aconteceu em 13 e 14 de julho, conquistou dois ouros, duas pratas e dois bronzes. Parceria entre a American Mathematics Competitions (AMC) e a Art of Problem Solving (AoPS), o torneio contou até com uma cerimônia de encerramento virtual, realizada na terça-feira (21).

O ouro foi ficou com Bernardo Peruzzo Trevizan (SP) e Pedro Gomes Cabral (CE). Francisco Moreira Machado Neto (CE) e Gabriel Ribeiro Paiva (CE), conquistaram a prata, e Olavo Paschoal Longo (SP) e Pablo Andrade Carvalho Barros (PI), o bronze. A equipe brasileira contou também com a participação de Ana Beatriz Cavalcante Pires de Castro Studart (CE) e Jamile Falcão Rebouças (CE).

A competição teve participação de 555 estudantes de Ensino Médio de 75 países, selecionados por terem participado de edições anteriores da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). Cada país foi representado por uma equipe de até oito estudantes, com pelo menos duas meninas no grupo. 

Durante o torneio, os alunos tiveram que resolver quatro problemas por dia em um limite de cinco horas. As provas foram corrigidas por um time local de professores e enviadas aos organizadores para verificação das pontuações atribuídas e definição dos resultados. Os responsáveis pela correção preliminar no Brasil e pelo envio da proposta de pontos aos organizadores foram os professores Edmilson Motta (SP), Matheus Secco (RJ) e Régis Prado Barbosa (SP).

O objetivo da CMC é proporcionar uma oportunidade divertida para os jovens estudantes de matemática do mundo se envolverem com problemas desafiadores e interessantes e conhecerem, ainda que virtualmente, colegas de outros países. O AoPS forneceu uma plataforma para facilitar o concurso, os fóruns de socialização e outras atividades matemáticas durante o CMC. Quem quiser manter o ritmo de desafios matemáticos já pode conferir as provas da primeira edição da competição.

IMPA

Adicionar comentário


logoMobile