20200625115245 bdiO Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul inicia no dia 25 próximo a 12ª edição do curso Orçamento e Cálculo do BDI de Obras Civis: Públicas e/ou Privadas.

Com carga de 16 horas, o curso será ministrado até o dia 28, das 18h às 22h, com aulas ao vivo pela plataforma Plataforma Online Senge-RS e preços diferenciados com descontos para todas as categorias. O objetivo é orientar técnicos, executivos ou empresários da construção civil, assim como estudantes, na Elaboração de Orçamentos de Obras e Cálculo do BDI de Obras de Infraestrutura (Saneamento, Rodovias, Ferrovias, Portuárias, Aeroportuárias, Parques Eólicos, Termelétricas, Hidrelétricas, etc.), Edificações, Industriais e Comerciais. O curso também tem como objetivo apresentar a metodologia de cálculo de todos os itens que compõe o custo de uma obra e o preço de venda do orçamento.

Maiores informações podem ser obtivas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo tel (51) 3230.1600.

Programa

- Tipos de Orçamentos: Estimativa paramétrica (similaridade); Estimativa analítica (operacional).

- Quais softwares mais modernos no Mercado para elaboração de Orçamentos e Gestão de Custos da Construção e adequados ao Porte das Empresas (BIM e ERP).

- Formação de Preços.

- Fluxograma do orçamento da obra.

- Critérios de Medição: Levantamento de quantitativos e preparação da planilha de serviços.

- Elaboração das composições analíticas de custo (materiais, mão de obra e equipamentos) e a importância da produtividade. Know-how prático de quais Bancos de Dados do mercado devem ser utilizados para cada tipologia de obra.

- Pesquisa de mercado de preços básicos, mão de obra, materiais.

- Estudo dos encargos sociais trabalhistas com e sem desoneração (Lei 13.161/15) - FAP- Novo integrante de Encargos Sociais.

- Análise de propostas de serviços de terceiros (compatibilização de preços).

- Legislação: Lei 8666, Lei 11.448-REIDI, Lei RDC, LDO- Lei das Diretrizes Orçamentárias e Acórdãos do TCU-BDI.

- Noções de Normas Internacionais de Orçamentos, NBR 16.633 e NBR 12.721.

- Conceituação de Custos diretos e indiretos.

- Cálculo do BDI desonerado e não desonerado - metodologia aplicada aos benefícios e despesas indiretas – Formação de Preços.

- Apresentação de Case Orçamento, Planejamento/Cronograma Físico – Financeiro e Fluxo de Caixa

Instrutora - Inaiara Barcellos Ferreira Marini

CRK - Certified Remarkable Knowledge pelo ICEC - International Cost Engeenering Council, Mestrado em Engenharia pela UFRGS, Graduação em Engenharia Civil pela PUC/RS. Integrante da Comissão de Estudo Especial CEE-162 (GT4) da ABNT-SP, que tem por objetivo elaborar a primeira norma técnica sobre orçamento de obras NBR 16.633 e da Comiss’ao CE 134 da Norma 15965 de BIM.

Owner da Centro de Gestão de Engenharia de Custos e consultora de diversas Empresas em SP e RJ.

Profissional com 24 anos de experiência em engenharia de custos, atuando na elaboração de atividades técnicas de orçamento, planejamento e controle de obras das empresas: Serveng Civilsan (SP), Consórcio Serveng/Galvão Engenharia, Consórcio Serveng /OAS, TRANSPETRO/Petrobras (RJ), Solvi Saneamento (SP), Magna Engenharia (RS), Lamb Construções Industriais, ESBEL, Bortoncello Incorporações.

Atua em todo Brasil como Professora de MBA do IPOG, Instituto Idd, e INPG. Lecionou 15 anos no IBEC. É palestrante em congressos, seminários e cursos através do PINI, BNDES, TCE-MG, Vale do Rio Doce, Banco do Brasil, SINDUSCON-AL, Instituto de Engenharia–SP, Petrobras-BR, Estaleiro Brasa-Niteroi, Aceco-SP, AMMVI – Associação dos Municípios do Vale do Itajaí, AGIR-Agencia Intermunicipal de Regulação-SC e Senge-RS.

Portal Qualificação Senge-RS