sociais

logos

Cresce Brasil

Evento, que será realizado no dia 2 de setembro, debaterá estratégia, governança e os próximos passos nas políticas de inovação no Brasil

ataaO Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) promove, no dia 2 de setembro, às 14h30, um webinar sobre a Estratégia Nacional de Inovação (ENI). A Estratégia, lançada no dia 23 de julho, é mais um passo no processo de redesenho da governança das políticas de inovação no Brasil, que começou com a Política Nacional de Inovação (PNI), publicada por meio do Decreto 10.534/2020. Durante o webinar, será apresentada a Estratégia, sua governança e os próximos passos, bem como será dado destaque a algumas das principais ações dos Planos Temáticos que a compõem, na palavra de alguns dos ministérios que contribuíram para o trabalho.

O evento contará com a presença do presidente da Câmara de Inovação e assessor especial da Casa Civil, Eduardo Néris; do secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim; do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Tomás Dias Sant´Ana; do subsecretário de Inovação e Transformação Digital Substituto do Ministério da Economia, Maycon Stalehin; do diretor de Empreendedorismo Inovador do MCTI, Marcos Pinto; e da coordenadora de Inovação para o Campo e Difusão de Tecnologias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Isabel Carneiro.

A governança da PNI e ENI apresentam um avanço na estrutura de políticas de ciência e tecnologia no Brasil. Ela é composta por 11 ministérios, chefiados pela Casa Civil, além de entidades privadas, academia e sociedade civil. O assessor técnico do CGEE, Lucas Motta, explica que a amplitude dessa estrutura permite que os atores do ecossistema nacional de inovação façam parte da tomada de decisão dos planos de ação.

O assessor explica que a inovação é um tema fundamental para o setor produtivo, academia, governos e outras esferas em diversos países. No entanto, o Brasil ainda se mostra pouco engajado na área, fator que se reflete na baixa posição ocupada pelo país em índices de inovação, como o Global Innovation Index. A formulação da Política e Estratégia de Inovação qualificam as discussões do país na pauta, além de repensar o financiamento em CTI e estruturar o ecossistema de inovação para que este atue em conjunto, como foco na transformação da cadeia produtiva nacional.

O CGEE participou da formulação da Estratégia Nacional de Inovação, levando uma série de subsídios técnicos, com base em evidências, sobre a inovação no país. Além disso, o projeto inaugurou um novo processo no Centro, que foi a participação ativa na elaboração de políticas públicas. “A inovação deve ser pensada de maneira transversal na sociedade brasileira, pois sua importância é fundamental para modificar e automatizar diversos produtos e processos”, destaca Motta.

Confira a programação: 

14h30 –  Abertura do evento, com o secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Paulo Alvim, o presidente da Câmara de Inovação e assessor Especial da Casa Civil, Eduardo Néris, e o diretor-presidente do CGEE, Marcio Miranda.

14h50 - Apresentação da PNI e ENI, com o diretor de Empreendedorismo Inovador do MCTI, Marcos Pinto, o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mariano Macedo e o gerente de Tecnologia da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Israel Guratti.

15h25 - perguntas e debates

15h40 - Ações prioritárias da ENI, com a coordenadora de Inovação para o Campo e Difusão de Tecnologias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Isabel Carneiro, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Tomás Dias Sant´Ana e o subsecretário de Inovação e Transformação Digital Substituto do Ministério da Economia, Maycon Stalehin. Moderação do assessor técnico do CGEE, Lucas Motta.

16h45 - Perguntas e debate.

17h - Encerramento, com o diretor do CGEE, Luiz Arnaldo.

Serviço

Webinar “Estratégia Nacional de Inovação: Governança aplicada à inovação no Brasil”

Dia: 02/09/2021

Hora: 14h30 às 17h

Participe: https://www.youtube.com/watch?v=BxsAdBzmyYM

Jornal da Ciência

Adicionar comentário


logoMobile