O mais tradicional veículo de comunicação do Seesp completa 40 anos neste mês. Após uma pausa devido às restrições da pandemia, publicação retorna adaptada aos novos tempos.

PalavraMuriloJEquadrada copy copyO Seesp tem já uma longa jornada em defesa dos engenheiros e pela construção de um País melhor. Boa parte dessa história está contada nas páginas do Jornal do Engenheiro, o veículo de comunicação mais tradicional da nossa entidade, que completa 40 anos neste mês.

Criada juntamente com o movimento de renovação que passou a dirigir o sindicato no início dos anos 1980, ainda sob o título de JOSE – Jornal do Sindicato dos Engenheiros –, a publicação é tanto registro quanto parte integrante da vida da instituição nessas últimas décadas.

Assim como o Seesp, ao longo desse tempo, o jornal avançou, renovou-se e consolidou-se como um veículo de informação e orientação, que fala aos dirigentes, à categoria e à sociedade em geral. Apoiado no compromisso da entidade de valorizar a informação de qualidade, no papel de contribuir com a formulação do Conselho Editorial e no trabalho dedicado da equipe de profissionais, o JE transformou-se numa publicação da qual muito nos orgulhamos.

Especialmente nas duas décadas neste século XXI, período em que o sindicato se engajou de maneira decisiva no debate sobre a necessidade de um projeto nacional de desenvolvimento sustentável para o País, as mais relevantes pautas foram tratadas pelo JE. Com isso, cumpre a dupla função de divulgar o empenho e as iniciativas do Seesp e produzir conteúdo que contribua com a reflexão e compreensão das questões em debate.

Está nas edições do JE, por exemplo, toda a trajetória do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, esforço que segue em marcha em busca da construção de uma nação justa, próspera e democrática. Além da cobertura das centenas de seminários, debates e reuniões realizadas desde 2006 no âmbito da iniciativa, são outras centenas de matérias, artigos e entrevistas abordando as questões que compõem essa discussão.

O jornal é ainda testemunho de toda a luta sindical e por valorização profissional dos engenheiros travada há décadas e do trabalho do Seesp para bem atender os seus associados. Estão lá as campanhas salariais, com seminários, negociações, assembleias e embates nos tribunais; a batalha pelo respeito ao salário mínimo profissional e pela carreira de Estado; os diversos benefícios e serviços.

Ao completar seus 40 anos, o Jornal do Engenheiro mais uma vez passa a uma nova etapa, produzido e veiculado agora de forma exclusivamente eletrônica. A atualização é medida pertinente à contemporaneidade e visa ampliar o seu alcance e relevância. Se inova na forma e se adapta à realidade digital, não abandona, contudo, uma firme tradição: compromisso com a engenharia nacional, seus profissionais e a informação de qualidade.

Vida longa ao Jornal do Engenheiro!

Murilo Pinheiro