Imprimir

Esta edição de Engenheiro traz como matéria de capa mais uma importante atividade promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU). A entidade realizou, nos dias 27 e 28 de agosto, em São Paulo, o seu II Seminário Internacional de Integração dos Trabalhadores Universitários. 

Na oportunidade, apontou-se a necessidade de haver ação conjunta e protagonismo por parte da mão de obra qualificada. Também em discussão as preocupações dos engenheiros com a possibilidade de o Programa de Investimentos em Logística (PIL 2) não se efetivar, especialmente para o setor ferroviário, devido a problemas de planejamento e gestão. Ainda na pauta, uma iniciativa fundamental da FNE, que elaborou uma proposta de política nacional para a iluminação pública, visando qualidade no serviço, eficiência energética, modicidade tarifária e ênfase no avanço tecnológico.

Em entrevista, o diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lúcio, fala sobre a luta pela manutenção do emprego nas campanhas salariais. E aponta a necessidade de mudar os rumos da política econômica para que a recessão não se agrave. Em C&T, as oportunidades e os riscos da chamada Internet das Coisas. E mais as atividades dos sindicatos ao redor do País.

Boa leitura.