Imprimir

Nesta edição, Engenheiro traz em matéria de capa importantes vitórias alcançadas pela categoria nas cidades de Teresina e São Paulo e no estado de Roraima. Tem sido uma batalha constante da FNE e de seus sindicatos filiados garantir remuneração compatível com a formação e reponsabilidades dos profissionais nas administrações públicas, além de planos de carreira que garantam reconhecimento.

Ainda na luta sindical um relato do XVI Seminário de Abertura das Campanhas Salariais, realizado pelo Seesp em 27 de abril último em São Paulo, com a participação de vários dirigentes da federação.  A tônica da atividade, que discutiu o cenário político e econômico em que se darão as negociações coletivas neste ano, foi a necessidade de preservar o emprego e poder de compra dos salários.

Em discussão também o acordo para reparar os danos causados pela Samarco com o rompimento da barragem na cidade em Mariana. Técnicos criticam a autonomia da empresa no processo de recuperação e a falta de participação da sociedade civil nos termos previstos.

O engenheiro Carlos Renato Marmo, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), fala, em entrevista,  sobre a parceria da entidade com o município de Holambra que prevê o uso de tecnologias para tratar e reutilizar o esgoto rural da cidade.

Em C&T, a importância dos parques tecnológicos e como eles avançam pelo Brasil.

E mais o que acontece nos estados.

Boa leitura.