Imprimir

SC

45 anos de luta pela valorização da categoria

No dia 21 de julho, foram comemorados os 45 anos do Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina (Senge-SC), na sede da entidade, em Florianópolis. Na ocasião, foi lançado o Núcleo Jovem Engenheiro, realizada a palestra “Mobilidade na Grande Florianópolis”, ministrada por Cássio Taniguchi, secretário de Estado do Planejamento, e homenageados os ex-presidentes e fundadores da entidade. “O nosso sindicato registrou um significativo avanço em todas as áreas de atuação, e a lição que este período nos deixa é o aprendizado para superar barreiras e ultrapassar expectativas”, afirma o presidente Fábio Ritzmann. Para o diretor de Comunicação, Carlos Bastos Abraham, que também é vice-presidente da FNE, “há muito orgulho e reconhecimento nacional pela dedicação às causas da engenharia”. Segundo ele, “isso não só comprova o cumprimento da missão institucional do nosso sindicato, como também do compromisso com a engenharia catarinense: um Senge focado no atendimento aos profissionais que o compõem, mantendo seus serviços tradicionais e criando novos, reestruturando, modernizando e crescendo”.

GO

Sindicato reivindica garantia a trabalhadores da Celg

Com o objetivo de indenizar os trabalhadores, assegurar estabilidade de emprego e manter e garantir seus direitos, o presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás (Senge-GO), Gerson Tertuliano, o diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás, Heliomar Palhares Pedrosa, o conselheiro da Celg Par e representante eleito dos empregados, Wagner Alves Vilela Júnior, e o presidente da Associação dos Administradores, Contadores e Economistas da Celg, Fábio Ubaldo Teles, assinaram Ofício nº 0010/2016 sobre as cláusulas sociais no processo de desestatização. Direcionado aos diretores da Celg Par, José Fernando Navarrete Pena, da Celg D, Sinval Zaidan Gama, e da Eletrobras, José da Costa Carvalho, o documento diz que embora esses representantes sejam contrários ao processo de privatização em curso, e alinhado à deliberação do fórum dos empregados em 29 de junho último, é de suma importância a efetivação do fundo específico para assegurar aos servidores da Celg D estabilidade de dois anos e garantia dos direitos e benefícios atuais. Sua criação se justifica, já que o edital de leilão, marcado para o dia 19 de agosto, não traz qualquer cláusula social de proteção aos servidores.

AL

Senge apoia nova cooperativa de engenharia

Está sendo montada e deverá ser fundada em breve a Cooperativa de Serviços de Engenharia de Alagoas (Coosenge). “Já realizamos várias reuniões com esses profissionais e daremos todo apoio para criação da cooperativa. Vamos acompanhar desde o início, inclusive ceder nosso prédio para que possam iniciar seus trabalhos e oferecer nosso corpo jurídico para esclarecer as dúvidas dos envolvidos”, informou Disneys Pinto, presidente do Sindicato dos Engenheiros de Alagoas (Senge-AL). Conforme ele, com a cooperativa, os profissionais poderão “fazer projetos, serviços de consultoria, fiscalização de obras e outras ações inerentes ao exercício profissional da engenharia, arquitetura, agronomia e dos tecnólogos”. Segundo João Carlos Ramiro, do jurídico do Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) - Sescoop-AL, “a vantagem de se criar uma cooperativa é unir forças para entrar no mercado e diminuir custos, oferecendo um leque maior de profissionais, de várias especialidades, com um serviço mais amplo. No caso dos engenheiros, arquitetos e agrônomos, o mercado parece propício”. A próxima etapa é iniciar a implantação de um cronograma de ações para estruturar e fazer do projeto uma iniciativa viável economicamente. Para sua formulação, os profissionais realizaram várias reuniões com representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Alagoas.

CE

Ações em curso da entidade

Visando garantir remuneração aos engenheiros compatível com o salário mínimo profissional da categoria, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE) vem debatendo a questão com representantes de profissionais dos diversos órgãos do estado. A proposta, segundo o diretor de Comunicação, Artes e Eventos, Aulio Façanha Antunes, é chegar a um Plano de Cargos e Carreiras específico que atenda aos interesses dos profissionais. No esforço de valorização dos engenheiros feito pelo Senge, ele destaca ainda o programa “Tecnologia no dia a dia”, que conta com o apoio da FNE, levado ao ar todas as quartas-feiras, das 15h às 16h, pela rádio O Povo CBN, e também via internet. Conforme o dirigente, a iniciativa tem ampliado sua interação à sociedade, tornando visível o profissional da área em suas diversas atuações, e reforça a ideia do movimento “Engenharia Unida”.

MA

Balanço de atividades

Em Assembleia Geral Ordinária, realizada em 25 de maio último, foi apresentado aos associados o balanço das atividades realizadas pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Maranhão (Senge-MA). Na ocasião, foi também submetida à apreciação da categoria a prestação de contas de 2015 e ainda  aprovado o Plano de Trabalho de 2016. Participaram os filiados à entidade, membros da sua diretoria, a superintendente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA), Rita de Cássia Cunha, e o conselheiro federal Francisco Soares. Entre as atividades realizadas no período anterior, destacaram-se o debate sobre água e sustentabilidade; a solenidade de posse da diretoria do Senge em conjunto com a do Crea-MA e da Mútua-MA, como marco inicial da “Engenharia Unida” no Maranhão; a eleição do conselheiro federal na modalidade Agronomia representando o sindicato; o seminário “Qualidade de obras e serviços públicos de engenharia e agronomia”, tendo como produto a criação do Fórum Maranhense de Infraestrutura pelo Desenvolvimento do Estado e a Carta de São Luís; e a confraternização no Dia do Engenheiro. Segundo o presidente da entidade, Berilo Macedo da Silva, os eventos promovidos “visam o fortalecimento da representatividade e do poder de mobilização da categoria”.