Imprimir

Nesta edição, Engenheiro traz em matéria de capa os prejuízos que serão causados aos trabalhadores caso sejam aprovadas as proposições em tramitação no Congresso que implementam as reformas trabalhista e da Previdência. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287 e o Projeto de Lei 6.787/2016 apresentados como solução à crise econômica representam na realidade grave retrocesso e retirada de direitos históricos.

Também na berlinda se encontra importante instrumento de financiamento de projetos essenciais à infraestrutura produtiva e urbana e ao crescimento econômico: o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Especialistas e funcionários da instituição denunciam medidas equivocadas, como a extinção a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP).

Na pauta, as campanhas salariais dos engenheiros em 2017. Apesar da crise, objetivo é valorizar a profissão e buscar garantia de emprego e salário. Em entrevista, o presidente do Museu da Amazônia (Musa), Ennio Candotti, fala sobre a importância da região e a falta de conhecimento sobre ela que ainda impera.

Em C&T, invenções que facilitam a vida e o trabalho, mas carecem de incentivos para ganhar o mercado e as cidades. E mais as lutas, iniciativas e atividades dos sindicatos em todo o País.

Boa leitura.