Imprimir

Santa Catarina, Distrito Federal, Maranhão, Piauí, Pará

SC
Núcleo Jovem amplia participação no estado
Objetivando aproximar a juventude da entidade, da luta sindical e do debate sobre o desenvolvimento do País, vem crescendo o Núcleo Jovem do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Santa Catarina (Senge-SC), sob a coordenação de Jean Henning. A ideia é que estudantes e recém-formados tenham espaço para discutir desafios do ingresso no mercado de trabalho, seus direitos e responsabilidades como trabalhadores, profissionais qualificados e cidadãos, e questões essenciais da sociedade pertinentes à engenharia. O grupo se reúne em Florianópolis. Entre outras atividades, o núcleo colocou no ar uma página no Facebook e lançou o slogan “Seu futuro começa aqui”. Já foram criados também espaços para os jovens participarem nos núcleos do Senge em Brusque e em Jaraguá do Sul, que têm como coordenadores Kaue Koschitz Roratto e Maicon Hugo Block. Segundo Henning, foram estabelecidas metas até o final de 2017 e 2018, como número de associados, eventos, parcerias e representantes do programa nas regionais. Para isso, haverá participação em eventos com palestras sobre o Núcleo Jovem, como no I Simpósio Integrado de Engenharia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), em Joaçaba, e no Centro Universitário – Católica de Santa Catarina, em Jaraguá do Sul. Os temas serão “O importante papel das entidades de classe” e “Como a formação acadêmica impacta nas atribuições técnicas de um engenheiro”. Também foi firmada parceria com a OitoNoveTrês Produções, dirigida pelo professor Ênio Padilha, e sorteada vaga para um treinamento, cuja ganhadora foi Ritiéli Hamerski Cabral, no curso “Interpretando o projeto estrutural de edifícios de concreto armado e protendido”, ministrado por Sérgio dos Santos.

DF
Empossada diretoria à gestão 2017-2020
No dia 1º de outubro ocorreu a posse da diretoria do Sindicato dos Engenheiros no Distrito Federal (Senge-DF), eleita no dia 24 de setembro último. A equipe que estará à frente da entidade no triênio 2017-
-2020 tem à frente o engenheiro civil Mário César Faustino Honório, como presidente. Também foram empossados Ronildo Divino de Menezes, vice-presidente; Paulo Cesar Cuntin Filpo, diretor administrativo; Liberalino Jacinto de Souza, diretor administrativo adjunto; Renato Nogueira Queirós, diretor financeiro; Erinaldo Pereira da Silva Sales, diretor financeiro adjunto; Brasil Américo Louly Campos, diretor de Relações Sindicais; José de Fátima da Silva, diretor de Benefícios; Pedro Ivo Santana Borges de lima, diretor de Relações Institucionais; Carlos Antônio Leal, diretor de Comunicação; José Silvino de Carvalho e Sebastião Eduardo Tavares, diretores representantes junto à FNE, respectivamente efetivo e suplente; Carlos Eugênio de Faria Franco e Gustavo Alves Tillmann, conselheiros fiscais (efetivos); e Jarbas Alessandro Martins da Silva, Polary Amorim Rêgo e Jorge Antônio da Cunha Oliveira (suplentes).

MA
Marcada audiência pública sobre crise hídrica
O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Maranhão (Senge-MA), a Associação dos Geólogos do Maranhão (Agema), a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) e a Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga somaram esforços para que ocorresse audiência pública sobre a situação dos bairros da cidade de São Luís prejudicados pelas falhas no abastecimento de água. A atividade seria realizada em 1º de novembro no auditório Ribamar Caldeira, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), às 18h30. A área central da capital do estado vem sofrendo com o processo de esgotamento da Reserva do Batatão causado pela ocupação indevida do Parque Estadual do Bacanga, assim como o desflorestamento do local, aponta o presidente em exercício do Senge-MA, Agenor Aguiar Teixeira Jaguar, que também preside a Associação de Geólogos do Maranhão. Na busca de solução junto ao poder público sobre a situação do Bacanga, foi realizada reunião em agosto último com participação de entidades da sociedade civil, do Tribunal de Justiça, da Promotoria do Meio Ambiente e de órgãos do governo estadual. Na ocasião, ficou acordado que seriam tomadas as providências necessárias para que a degradação do local fosse interrompida. “A determinação para que a gente se reunisse era do conhecimento do governador Flávio Dino e, segundo o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, seria dado prosseguimento ao que fosse decidido na reunião. Até o momento nada foi feito”, frisa Jaguar.

PA
Perseguição aos engenheiros do Basa continua
Os engenheiros do Banco da Amazônia realizaram uma paralisação entre 2 e 23 de outubro motivada pela política de marginalização e discriminação adotada pela instituição contra esses trabalhadores no Pará. Com mais essa greve, eles dão continuidade à luta para reconquistar, através de um novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), os benefícios que lhes foram retirados arbitrariamente pela atual diretoria do Basa. Como forma de retaliar os profissionais pela conquista na Justiça do reconhecimento de categoria diferenciada, a diretoria do banco excluiu direitos do acordo anterior, do Manual de Normas de Pessoal e do Edital de Concurso. Com isso, os engenheiros tiveram cortados vários benefícios sociais, como auxílios alimentação e creche, abono assiduidade, integralização de auxílio-doença, ausências abonadas etc.. Não bastasse isso, estão sem direito a promoção, já que a instituição não cumpre o que determina a sentença judicial.

PI
TCE vai analisar privatização do saneamento
A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu em 24 de outubro último pedido do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e suspendeu parcialmente os efeitos de decisão liminar do desembargador José Ribamar de Oliveira, do Tribunal de Justiça local, que impedia o TCE de julgar denúncia contra a licitação do processo de subconcessão dos serviços de água e esgoto em Teresina (PI). A gestão do saneamento foi repassada da empresa Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa) para a Aegea Saneamento, em julho de 2017. O presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Piauí (Senge-PI), Antonio Florentino Filho, informou que em breve o TCE deve colocar em pauta o julgamento da denúncia feita por uma das empresas derrotadas, alegando favorecimento à vencedora. O Senge havia apresentado denúncia no Tribunal sobre os vícios do processo e desrespeito às legislações estaduais e federais e às decisões do STF. “Esperamos que o TCE cancele essa licitação que foi um processo ilegal, vicioso e com indícios de favorecimento. Defendemos que o sistema seja público e que o governo invista na Agespisa, ao contrário do que faz hoje, quando defende a concessão dos serviços para empresas privadas”, pontuou Florentino.