Imprimir

Engenheiro traz nesta edição um leque de discussões das quais a sociedade precisa participar para garantir que o interesse público seja preservado. Em matéria de capa, a Medida Provisória 844, que altera o marco legal do saneamento no Brasil e favorece a privatização. A mudança pode dificultar ainda mais o alcance da meta de universalizar os serviços.
Outro debate relacionado à saúde e ao meio ambiente refere-se ao Projeto de Lei nº 6.299/2002 que altera a regulação dos agrotóxicos no Brasil. Para os defensores, trata-se de eliminar burocracia. Na visão dos críticos, as mudanças possibilitarão a ampliação do uso de substâncias prejudiciais.
Em sua 12ª Jornada rumo ao Brasil 2022, realizada em 10 de agosto, em São Paulo, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) colocou em pauta temas essenciais visando as eleições de 2018: democracia, desenvolvimento e trabalho. A conclusão do debate foi a necessidade premente de mobilização para transformar o cenário de crise e retrocessos sociais no País.
Entre esses e um dos graves problemas enfrentados no Brasil hoje, está o corte de verbas das áreas de ciência, tecnologia e inovação, cujo orçamento despencou de R$ 9 bilhões em 2013 para R$ 3,4 bilhões em 2018.
Em entrevista, o sociólogo Sérgio Amadeu da Silveira explica como estão sendo usadas as redes sociais na campanha eleitoral deste ano e alerta para o risco de manipulação a partir de dados pessoais.
E mais as atividades dos sindicatos em todo o Brasil.
Boa leitura.